Saúde

Dicas para adaptar-se ao horário de verão

Comentário(s) 16 outubro 2016

O horário de verão começou – os ponteiros dos relógios foram adiantados em uma hora. O objetivo do período é a redução do consumo de energia elétrica, mas a mudança pode alterar o funcionamento do organismo, e algumas pessoas encontram dificuldades para se adaptar. O neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba, Shigueo Yonekura, dá algumas dicas para ajudar na adaptação.

Segundo o médico, que é especialista em distúrbios do sono pelo Hospital das Clínicas da USP, a mudança na hora de ir para a cama e levantar pode causar vários problemas e certo desconforto, como irritabilidade, falta de concentração e dor de cabeça. As reações são individuais, decorrentes das alterações do relógio biológico e hormonais, mas podem ser amenizadas com alguns hábitos, incluindo alimentação leve no jantar. Outra recomendação é evitar bebidas e alimentos estimulantes antes de dormir. “O ideal é evitar café, chá preto, refrigerante, chocolate e demais produtos que contenham cafeína”, comenta.

A maioria das pessoas demora entre três e sete dias para entrar no novo ritmo e, nesse período, é preciso tomar alguns cuidados para evitar, por exemplo, acidentes automobilísticos ou de trabalho. “O cérebro segue o ritmo do relógio biológico, que está organizado em um ciclo de 24 horas. A mudança desse padrão desregula o sono e o repouso que ele proporciona”, explica Yonekura.

Para acordar com mais facilidade uma dica é deixar uma fresta de cortina aberta para deixar o sol iluminar o quarto no período da manhã. Yonekura explica que o hormônio melatonina, que promove a sonolência, começa a ser liberado quando escurece. A luminosidade inibe a liberação do hormônio favorecendo o despertar. Outra recomendação é manter horário regular de deitar e acordar.

Outras práticas consideradas boas pelo médico incluem beber leite morno, evitar televisão e computador pouco antes de dormir, atividades relaxantes e repousantes à noite e não levar problemas e preocupações para a cama.

 

Edição 224

Setembro 2017

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