Estética

Dicas para conquistar uma pele bonita e saudável

Comentário(s) 05 setembro 2017

Tudo bem que você já conhece de cor sua rotina de cuidados com a pele, mas, às vezes, quando o vento é forte ou o ar é seco, a desidra­tação pode chegar, trazendo também a des­camação e a vermelhidão. Mas algumas di­cas fáceis ajudam a potencializar o poder de hidratação dos cremes e séruns.

belezaEm primeiro lugar, é bom saber que antes da aplicação de qualquer creme a pele deve ser previamente limpa com sabonetes com extratos naturais e tônicos adequados ao ti­po de pele. A pele suja e com impurezas difi­culta a ação hidratante dos cremes.

Confira as dicas dadas pelos dermatologis­tas Jardis Volpe, Thais Pepe e Claudia Marçal, e tenha sempre uma pele bonita e saudável!

- Massageie – quanto mais houver a fricção do hidratante no contato com a pele, maior é a penetração. Para você otimizar a absor­ção é necessário fazer movimentos circula­res massageando, porque a pele é imper­meável – ela serve de proteção para o nosso organismo. Tudo que se aplica sobre a pele tem pouca penetração, portanto quanto mais fricção e massagem, maior será o aproveita­mento do produto.

- Esfolie – pelo menos uma vez por sema­na os esfoliantes devem ser usados. Eles aju­dam a retirar células mortas e facilitam a pe­netração dos ativos presentes nos cremes. Ao esfoliar, remove-se o estrato córneo, retiran­do células mortas e detritos, sebo e resídu­os que muitas vezes ficam mais aderidos à superfície cutâ­nea. O esfoliante vai fazer a reno­vação do estra­to córneo e vai deixar essa pele mais fina e macia, mais receptiva para uma hidratação.

- Aplique após o banho – o melhor perí­odo para aproveitar o máximo efeito de um hidratante é após o banho. Com a pele úmi­da, os poros têm maior capacidade de absor­ver os ativos do produto. Mas com relação aos banhos, cabe um alerta: evitar banhos muito quentes para não desidratar mais a pele e per­der o efeito hidratante dos cosméticos.

- Fique de olho nos rótulos: escolha os produtos com nanotecnologia – os nanove­tores são partículas muito pequenas que ga­rantem permeação maior, já que a pele absor­ve mais. Com a nanotecnologia, existe a cer­teza de que o que está sendo usado na pele não está parando na superfície, sem promo­ver nenhum efeito de regeneração.

- Abuse das máscaras – máscaras hidra­tantes podem ser usadas uma vez por se­mana. Em uma máscara hidratante, a alta concentração dos princípios ativos é supe­rior a de cremes de uso diário, além de pe­netrar mais eficientemente na pele e, com is­so, pode promover retenção hídrica, devol­ver umidade natural da pele e melhorar a função de barreira. Isso potencializa a ação de hidratação.

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica