Estética

Dicas para cuidar dos cabelos das crianças

Comentário(s) 08 junho 2017

Em meio a tantas informações que bombardeiam os pais no dia a dia, eles podem ficar confusos e com dúvidas sobre como cuidar do cabelo das crianças. Mas, ninguém melhor do que a própria mãe, pai ou cuidador para conhecer de verdade as características dos fios dos seus pequenos e então saber a maneira ideal de lidar com eles. Mas algumas dicas básicas sempre ajudam, não é? Confira dicas da JOHNSON’S®, que reforçam que em cabeça de criança só o que é de criança: 

banho criancaEvite abusar da alta temperatura. O calor em excesso é prejudicial ao cabelo. Por isso, deve-se evitar banho com água muito quente, pois ela resseca os cabelos, além também de causar descamação no couro cabeludo. E secar os fios com secador é recomendado somente nos dias muito frios ou se o cabelo da criança for lavado antes de dormir. É importante deixar uma distância de 30 centímetros entre os cabelos e o secador. 

Leve as crianças para cortar o cabelo no salão. Parece tão descomplicado cortar cabelo de criança. Só que não é. Neste momento, é comum que os pequenos fiquem agitados e então o corte pode dar errado e sair bem diferente do esperado. Por isso, é melhor levar a criança a um cabeleireiro, de preferência os especializados em cortar cabelos infantis. Existe um treinamento sobre como abordar a criança no salão, deixá-la tranquila durante o procedimento e não deixá-la com medo. 

Desembaraçar é preciso. A constante agitação dos pequenos com brincadeiras, suor, movimentação de deitar e levantar resulta em fios emaranhados. Para começar o processo de desembaraçar, é importante evitar que os nós no cabelo se acumulem. Portanto, pentear depois do banho, antes de dormir e ao acordar evita que o cabelo vá ficando cada vez mais embaraçado. E, ao tirar a criança do banho, não se deve esfregar a toalha na cabeça. Para tirar o excesso de água, aperte os fios aos poucos. Isso evita atrito e a formação de novos nós. Outra dica é escolher as escovas e pentes ideais para cada tipo de cabelo, assim como shampoo e condicionar adequados. 

Siga o passo a passo de lavagem. O ideal é aplicar o shampoo e massagear o couro cabeludo. Em seguida, enxágue e use o condicionador. O importante nessa etapa é dividir os cabelos em mechas e espalhar o produto em cada uma delas, principalmente nas pontas. Aguarde o tempo de pausa e enxágue.

Dê preferência ao uso de shampoo e condicionador especialmente desenvolvidos para crianças, evitando assim aparecimento de alergias e garantindo a boa higienização e o cuidado com o couro cabeludo e com os fios. Então, o ideal é que na cabeça das crianças só produtos para elas, que devem ser indicados para uso diário, hipoalergênicos e que não provoquem ardência na região dos olhos. Devem também deixar o mínimo de resíduos, além de trazer ingredientes suaves e com pH compatível com a pele e o cabelo da criança, para não provocar alergias e ressecamento.

 

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica