Saúde

Dicas para dormir melhor

Comentário(s) 16 abril 2018

Nada melhor do que ter uma boa noite de sono e acordar renovado no dia seguinte. Mas para muitas pessoas a situação não é esta. Por isso, alguns hábitos de higiene do sono podem ajudar.

O psicólogo José Roberto Palcoski e a médica especialista em sono Patrícia Coral, ambos da equipe do Hospital Nossa Senhora das Graças, dão dicas para você dormir melhor:

- Das 21h às 23h é o horário em que o corpo começar a eliminar componentes químicos desnecessários e tóxicos mediante o sistema linfático do nosso corpo. Ou seja, um ótimo horário para dormir.
- Antes de dormir desligue os aparelhos eletrônicos como TV e celular. Assistir TV antes de dormir pode condicionar o cérebro a se manter desperto.
- Pratique sempre um ritual antes de dormir, como tomar banho quente, escovar os dentes, vestir pijama. Isso já vai lhe preparar mentalmente para o sono.
- Procure sempre ter uma hora certa para ir para cama.
- À noite, opte por lanches leves. Evite carboidratos pesados.
- Não malhe ou faça exercício logo antes de ir dormir.
- Beba algo quente e livre de cafeína.
- Mantenha a temperatura agradável, cerca de 23º/24º.
- Se você está muito ansioso ou pensando em muitas coisas, pegue um papel e escreva sobre seus pensamentos antes de ir para cama.
- Invista em uma cama confortável.
- Não durma de estômago vazio.
- Deixe seu quarto o mais escuro e silencioso possível.

Edição 236

Setembro 2018

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