Estética

Dicas para ter unhas bem feitas

Comentário(s) 04 agosto 2016

unhas

Unhas bem tratadas, esmaltadas, fortes e com cutículas feitas. Toda mulher vaidosa se sente bem e mais segura com mãos bonitas. No entanto, os cuidados com as unhas ainda geram muitas dúvidas, principalmente para as mulheres que optam por fazer as unhas em casa.

A técnica de manicure da Marco Boni, Renata Brandão, responde às principais dúvidas e ainda dá dicas de como a alimentação interfere na saúde das unhas.

- Meu esmalte sai muito fácil. O que posso fazer para aumentar a durabilidade?

Geralmente usamos hidratantes ou amolecedores de cutículas antes de pintar as unhas, o que deixa resíduos oleosos e faz com que o esmalte desprenda mais facilmente das unhas. O ideal é que antes de aplicar a base, a unha esteja limpa e seca, o que deve ser feito com removedor e algodão. Após a esmaltação, ao limpar, passe o palito também nas pontas das unhas, tomando cuidado para que o algodão no palito não tenha excesso de removedor.

- Mito ou verdade: unhas precisam respirar?

Sim. Para manter as unhas saudáveis e bonitas é preciso deixa-las ‘respirar’ por pelo menos um dia e, nesse intervalo, utilizar cremes para hidratar as cutículas.

- Qual o segredo na hora de fazer as unhas?

O primeiro passo é hidratar as cutículas. Para isso, os cremes a base de colágeno são uma excelente opção. A retirada da cutícula deve ser feita por inteiro, sem repicá-la ou cortá-la aos poucos, o que faz com que fique levantando pele após um ou dois dias. Uma boa base com óleo de cravo ou argan ajuda a prevenir porosidade em suas lâminas. E, após a esmaltação, é importante usar um top coat que, além de dar mais brilho, evita que o esmalte dê bolinhas ou amasse. Dica: limpe primeiro os excessos e, depois da unha semi seca, aplique o top coat. Isso evita que o esmalte escorra.

- Como melhorar a saúde das unhas?

A alimentação é uma forte aliada para nossas unhas. Se o organismo estiver carente de minerais, magnésio, zinco e cálcio, as unhas podem ficar mais fracas. Abuse de alimentos como brócolis, repolho, cereais integrais, leite e derivados, carnes magras, frutas com complexo B e vitamina C, como morango, kiwi, laranja etc. Isso auxiliará no brilho e crescimento das unhas.

Outra dica fundamental para garantir unhas saudáveis é que as ferramentas (alicates, afastador, palito e lixas) sejam de uso pessoal: isso evita qualquer tipo de contaminação.

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica