Saúde

Energia na palma da mão

Comentário(s) 02 agosto 2016

Erica Araujo

Erica Araujo

Computadores, te­levisão, whatsa­pp… Somos per­manentemente bombar­deados por informações que devemos digerir de uma forma ou outra. Con­sequentemente, acaba­mos por desconectar a parte física da parte men­tal na maior parte do tem­po. E, hoje, o papel pri­mordial da massagem nas pessoas é promover o acesso a um toque de efei­tos benéficos, com o pro­pósito de reconexão.

O dilema é que mes­mo que um bom número de pessoas deseje bene­ficiar-se de um contato, poucas dentre elas se fa­vorecem num ritmo regular, e os principais motivos para que isso ocorra são:

- Considerarem a massagem cara, embo­ra, com razão, pois é uma atividade difícil, e nos tempos de crise, o primeiro gasto que as pessoas cortam é tudo o que está relaciona­do com o bem-estar pessoal;

- A questão de se verem nuas e vulneráveis na frente de alguém que sequer conhecem;

- E há, ainda, a conotação sexual associa­da à massagem. Mas, felizmente, as pesso­as vêm cada vez mais tomando consciên­cia da diferença entre massagem autêntica e prostituição.

Para esclarecer, é bom saber que nem em todas as técnicas há a necessidade de a pes­soa se despir e, em todos os casos, o terapeu­ta pode utilizar um lençol para cobrir o pa­ciente e descobrir somente a parte que está sendo manipulada no momento.

Porém, a confiança é algo que sempre tem de existir entre o paciente e o massoterapeuta, do contrário não haverá be­neficio e o paciente pode­rá sair mais estressado do que chegou.

Além de trazer a reco­nexão consigo próprio, a massagem traz inúmeros benefícios para a saúde:

- Durante uma sessão de massagem, o cortisol sofre uma redução consi­derável, o que ajuda mui­to a combater o estresse da vida moderna.

- Há aumento da do­pamina, o que explica a sensação de relaxamen­to e bem-estar após uma sessão de massagem.

- Para os idosos, a massagem oferece to­dos os benefícios já conhecidos pelos clien­tes mais jovens. Em particular, a massagem para os idosos é ainda mais eficaz devido aos desafios tanto emocionais quanto físicos que eles experimentam.

A prática da massagem também pode ser associada a outras técnicas, como a aroma­terapia, cromoterapia, geoterapia, musicote­rapia, reiki, que, em conjunto, proporcionam benefícios gerais.

Como vimos, os benefícios da massa­gem vão muito além do relaxamento, e es­sa é uma prática já comprovada cientifica­mente para prevenção de doenças e promo­ção da saúde.

Artigo da massoterapeuta Erica Araujo. Contato: tel. 11-99128-3985

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica