Saúde

Enjoo e gestação

Comentário(s) 10 dezembro 2016

gravidez Muitas mulheres sentem sintomas como dores, inchaços, e enjoos durante a gestação. Estes sintomas são comuns entre as grávidas, principalmente os enjoos que muitas vezes revelam o primeiro sinal de gravidez.

A enfermeira obstetra Cinthia Calsinski explica que em geral os sintomas duram até 12 semanas, porém, nunca diga para uma gestante enjoada com 8 semanas que até o terceiro mês a sensação irá passar. É o mesmo que dizer que “quando casar sara”.

Cinthia indica alguns procedimentos que podem atenuar os enjoos. Entre eles estão:

- Acupuntura - a técnica chinesa ajuda a mulher a passar pelos nove meses até o pós-parto de uma forma mais tranquila. Ela se baseia na aplicação de agulhas em pontos estratégicos do corpo, como mãos, pés, orelhas e costas, em que terminações nervosas são estimuladas, ajudando a prevenir e acabar com alguns sintomas comuns na gestação como os enjoos.

- Homeopatia – também pode ser uma aliada. Durante a gravidez é melhor evitar medicações, mas em casos em que o enjoo é muito forte remédios homeopáticos são ótimas opções.

- Pulseiras – existem as que estimulam o ponto de acupuntura, e como consequência melhoram náuseas, vômitos e enjoos.

Mas, diz Cinthia, não existe solução mágica para o enjoo, mas sim medidas que podem deixar a gestante mais disposta.

A enfermeira enfatiza o quão é importante não ficar em jejum por mais de três horas, pois o jejum favorece a náusea. “É importante seguir o que o corpo indica: comer só o que apetecer, pois a chance de essa comida ficar no estômago é maior”, finaliza.

 

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica