Saúde

Entre dificuldades e superações…

Comentário(s) 19 agosto 2016

Vanessa Sardisco

Vanessa Sardisco

É difícil alguém ad­mitir seus erros, dificuldades e li­mitações, ainda mais se não consegue enfrentá-los, pois ao expô-los, o precon­ceito pode surgir. Por isso, a pessoa acaba não tendo coragem de enfrentar no­vos desafios, conforman­do-se, e não superando os obstáculos que a vida lhe proporciona.

Contudo, vale afirmar que as pessoas que têm grandes habilidades e su­perações já passaram por obstáculos e difi­culdades na vida. Isso fez com que elas tives­sem coragem de expô-los para encarar e en­frentar muitas situações desconfortáveis. Di­to isso, cabe a cada pessoa aceitar o outro co­mo ele é, e entender que, independentemen­te das limitações, todos têm capacidade de pensar, sentir, aprender e, inclusive, comu­nicar-se uns com os outros. Isto é, cada um tem suas próprias individualidades, limita­ções e potencialidades, sendo todos diferen­tes uns dos outros. Também, os ritmos e os limites de aprendizagem e de superação são diferentes, com maneiras diferentes de lidar com as superações e dificuldades.

Assim, é por acreditar primeiro nas poten­cialidades antes das limitações das pesso­as, antes de julgá-las, que elas conseguem grandes vitórias e aprendem a ter mais coragem e determi­nação para superar seus próprios limites e obstá­culos, descobrindo novas habilidades e desafios.

Vale afirmar que é es­sencial ser diferente e ter suas individualidades, pois é pela diferença que a pessoa se torna crítica e reflexiva, aprendendo o verdadeiro significado de ser diferente. Por sua vez, aprende com o outro, o que para o outro é uma dificuldade, trocando experiências, ha­bilidades e dificuldades. Com isso, são pelas diferenças e individualidades que as pesso­as se tornam únicas.

Enfim, é por acreditar nas potencialidades que cada pessoa consegue grandes vitórias e aprende a ter mais coragem e determina­ção para superar seus próprios limites, des­cobrindo novas habilidades e desafios. Afi­nal, cada pessoa sabe os obstáculos e dificul­dades que são superados dentro de si.

Artigo de Vanessa Sardisco, psicóloga humanista (CRP 06/118543) e especialista em Educação Inclusiva com fluência em Libras.
Contatos: tel. 11- 98200 9577, vanessa.sardisco@terra.com.br

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica