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Entre em forma antes que o inverno chegue

Comentário(s) 27 abril 2017

Se você passou o verão ingerindo alimentos calóricos e tomando aquele chopp gelado com os amigos, deve estar se perguntando como chegar bem ao inverno, estação em que, normalmente, comemos ainda mais. Parece impossível, mas não é! Segundo a atleta por Cris Senna, com uma dose de dedicação e disciplina, dá tempo sim de melhorar o condicionamento físico em pouco tempo.

pular cordaA atleta lista dicas para recuperar a forma e mantê-la durante todo o inverno :

Aumente seu gasto calórico diário

Para emagrecer, é preciso aumentar o gasto de calorias no dia a dia, e uma das melhores formas para isso é através da atividade física. “Quem não está acostumado a se exercitar pode começar aos poucos. Incluir apenas 12 a 18 minutos de atividades intensas, todos os dias, já pode fazer uma grande diferença no gasto calórico, que irá se refletir na boa forma e na balança”, ensina Cris. Segundo ela, as atividades físicas mais indicadas para quem quer perder peso são os exercícios aeróbicos de alta intensidade. “

Aposte em uma alimentação regrada

Além da qualidade dos alimentos ingeridos também é importante respeitar os horários ao longo do dia. “Muita gente sai de casa de manhã sem comer nada, e quando chega à noite está com muita fome e acaba comendo muito de uma vez só. Esse hábito é um grande erro, pois leva ao aumento de peso. O correto é apostar em um café da manhã equilibrado, com frutas, sucos naturais e carboidratos complexos, como pães ou cereais integrais”, explica a atleta.

Outro erro, segundo ela, é “pular” refeições, como ficar sem almoçar, ou permanecer por muitas horas sem comer nada. O ideal é comer pequenos lanches a cada 3 horas, como uma fruta ou um iogurte light. Ficar por um longo período sem se alimentar, além de não ajudar a emagrecer, pode engordar, porque o metabolismo desacelera.

Ou seja, não basta somente selecionar um cardápio com alimentos saudáveis, é preciso também ter disciplina para se alimentar nos horários certos.

Dê uma “turbinada” no seu metabolismo

Além das atividades físicas e da alimentação equilibrada, alguns truques também ajudam a eliminar os quilos extras. São os chamados alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo, favorecendo o emagrecimento. “Alguns exemplos de termogênicos naturais são o gengibre, o vinagre de maçã, o limão e a pimenta vermelha, que podem ser usados como temperos”, comenta Cris. Certos tipos de chás, como o de hibisco e o chá verde, também têm efeito termogênico e podem ser ingeridos como infusão, de 2 a 3 vezes ao dia, para auxiliar no processo.

Modere o consumo de bebidas alcoólicas

Não é à toa que o álcool é considerado um dos maiores “inimigos” da dieta. “As bebidas alcoólicas, além de serem altamente calóricas, contêm calorias “vazias”, que além de engordar não possuem nenhum teor nutricional. Além disso, causam inchaço e costumam ser acompanhadas de petiscos com grande quantidade de gordura, como pães, frituras e embutidos”, explica Cris.

Escolha as guloseimas certas!

Ok, você tomou todos esses cuidados, mas está morrendo de vontade de comer ao menos um chocolatinho. “É possível degustar algumas guloseimas, de forma moderada, sem comprometer todo o esforço que foi feito para entrar em forma. Um dos principais segredos para isso é saber escolher bem o tipo de chocolate que irá comer”, explica Cris.

Uma das dicas é optar pelo chocolate preto, que é considerado mais saudável que o branco, que tem teor de gordura mais elevado, por isso é recomendado evitar. “O tipo mais indicado para quem se preocupa com a saúde e a boa forma é o meio amargo, que é menos calórico e possui propriedades antioxidantes”, indica a atleta, que ressalta que moderação, acima de tudo, é a maior dica para manter a forma, seja qual em que época for.

Edição 224

Setembro 2017

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