Saúde

Estar presente

Comentário(s) 28 setembro 2017

raquel agnelloVocê já parou para pensar em como estamos sempre correndo hoje em dia? Sempre ocupados e so­brecarregados, geral­mente fazendo uma ati­vidade enquanto pensa­mos na próxima. Onde queremos chegar com tanta pressa?

Esse tipo de comporta­mento pode acabar dei­xando as pessoas doen­tes. O número de pesso­as com depressão, ansie­dade, síndrome do pâni­co, entre outras disfunções, cresce a cada dia. Esses transtornos acontecem em sua maioria com os adultos, porém, crianças e adolescen­tes também podem desenvolvê-los.

Algumas pessoas consideram “chique” es­tar sempre ocupado, sempre produzindo, sem tempo para descansar, divertir-se, ter uma vida social saudável e passar um tem­po de qualidade com as pessoas que ama. Es­tamos cada vez mais conectados com celula­res e tablets, vivendo num mundo que não é real. O mundo está adoecendo. As crianças, por sua vez, estão muito ocupadas com uma grande quantidade de deveres escolares, ati­vidades extracurriculares, sendo preparadas para o futuro. Mas que futuro?

O que significa “estar presente”? É viver no aqui e agora, consciente e vivenciando o momento. Pode ser no trabalho, no par­que, na academia, brin­cando com seu filho, ou até lavando a louça. É es­tar fazendo uma ativida­de sem pensar na próxi­ma nem checar seu celu­lar a cada minuto. É vi­venciar cada momento, bom ou ruim.

Existem algumas ativi­dades e técnicas que po­dem auxiliar a estar pre­sente e diminuir a ansie­dade: caminhar próximo à natureza, exercícios de respiração e relaxamen­to, alimentar-se de ma­neira saudável, praticar exercícios físicos, entre outras.

A psicoterapia auxilia bastante qualquer pessoa que deseja o autoconhecimento e tam­bém a aprender a lidar melhor com suas emo­ções, mesmo antes de chegar a um nível de estresse elevado ou desenvolver um trans­torno. E é o mais indicado para quem já de­senvolveu um transtorno, ou está em um ní­vel de sofrimento que atrapalha algumas áre­as de sua vida.

Enfim, com a psicoterapia, todos podem ter uma melhor qualidade de vida.

Respire! Viva cada momento! Chique é ter saúde.

Por Raquel Agnello,  psicóloga (CRP 06/58344) e coach. Contatos: 11-99816-2379, raquelagnello@hotmail.com

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica