Esportes

Exercícios ao ar livre e os cuidados que devem ser tomados com a pele

Comentário(s) 06 março 2019

exercicio

O melanoma é o tipo mais agressivo e letal de câncer de pele. O Instituto Melanoma Brasil, ONG que atua na divulgação e conscientização sobre a doença, alerta atletas, profissionais e amadores, e a população em geral sobre a importância de proteger a pele durante a prática de esportes ao ar livre, por meio da dermatologista dra. Vanessa Mussupapo, membro do Comitê Científico do Instituto. Ela fala sobre os cuidados que esportistas devem tomar na hora de praticar atividades outdoor. Confira:

Quais atitudes devem ser tomadas pelo praticamente de atividade física ao ar livre?

O praticante de atividade física ao ar livre deve se organizar para realizar os exercícios nos horários em que o sol não esteja tão forte, ou seja, antes das 10h ou após às 16h. Já quem, por algum motivo, optar por praticar esportes outdoor nos horários em que o sol está mais forte, é fundamental usar diariamente o protetor solar e reaplicá-lo a cada duas horas.

Quais os erros mais cometidos no uso do filtro solar que podem anular o efeito protetor dele?

Para o protetor solar funcionar, devemos utilizá-lo de forma correta. Passar uma camada generosa do produto e sempre reaplicar a cada duas horas, ou antes, em casos de pessoas com sudorese intensa. Para cada parte do corpo, o ideal é utilizar:

  • uma colher de chá de protetor solar no rosto, outra no pescoço e outra na cabeça para os carecas
  • uma colher de chá de protetor para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás
  • uma colher de chá para cada braço
  • uma colher de chá para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás

Sempre utilizar protetores com FPS maior ou igual a 30 e de preferência específicos para quem faz esportes e que tenha proteção contra UVA e UVB (PPD e FPS).

Além do filtro protetor, quais outros itens devem ser usados pelos praticantes de esporte para o cuidado da saúde?

É bom lembrar que enquanto se está exposto ao sol é fundamental se hidratar, portanto devemos beber muita água. Além do filtro, existem outros itens que ajudam e protegem a pele, como bonés, viseiras, óculos de sol, camisetas próprias para exercícios físicos. Hoje temos bonés e camisetas com filtro solar nas fibras do tecido, levando a uma maior proteção. Opte por esses produtos.

E para praticantes de provas longas, como o triatlo, o que é mais indicado?

Os praticantes de provas longas devem ter os mesmos cuidados de quem não pratica, porém com uma intensidade maior de reaplicação do protetor solar. E procurar sempre utilizar protetores próprios para aqueles exercícios, como os citados na resposta anterior.

Os cuidados são indicados mesmo que o tempo esteja nublado ou chuvoso?

Sim. Os cuidados devem ser os mesmo sempre. Quando o tempo está nublado, o famoso “mormaço”, temos a sensação de que o sol não pode nos atingir, pois não sentimos o calor. Estamos completamente enganados. Existem dois tipos de raio ultravioleta que chegam até a superfície da Terra: o UVA e o UVB. O UVB é aquele que nos faz sentir o calor quando o sol está presente. Já o UVA não. Ele é silencioso. No “mormaço”, as nuvens bloqueiam o UVB, mas não conseguem bloquear o UVA, ocasionando uma queimadura tardia e altera, assim como o UVB, o DNA das células que compõe a pele, levando à formação dos cânceres de pele e do envelhecimento cutâneo. No tempo chuvoso é a mesma coisa. O UVA continua chegando até a superfície da terra.

Para pessoas que suam bastante, como deve ser a reaplicação do filtro solar?

Deve ser aplicado a cada hora ou todas as vezes que a pessoa limpar o rosto ou o corpo do suor.

Muitas atletas profissionais e amadores evitam usar protetor solar no rosto por conta do suor que escorre e acaba irritando os olhos. Somente o uso de um boné e óculos escuros é eficaz? Quais outras medidas ou alternativas tomar?

Existem protetores solares que não ardem os olhos e são feitos exclusivamente para praticantes de esportes. Mas se mesmo utilizando esse produto, o atleta se sentir desconfortável em usar o protetor, é imprescindível o uso de boné (com filtro solar) e óculos de sol. Uma alternativa é usar cremes de barreira nas áreas com maior incidência de irradiação solar, como nariz e região malar (das bochechas).

Edição 243

Abril 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica