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Exercícios funcionais mantém rotina de vida saudável

Comentário(s) 20 maio 2019

funcional

Para muitas pessoas, o mais difícil em manter uma rotina de vida saudável é saber quais tipos de exercício colocar em prática, quais as limitações e como executá-los. De acordo com o educador físico Jodi Moraes, 32, bacharel e pós-graduado pela FEFISO (Faculdade de Educação Física ACM Sorocaba/SP), quando as pessoas aderem ao hábito de praticar qualquer exercício físico, sendo ele para melhorar a qualidade de vida, ou para elevar a performance em determinado esporte, é sempre importante manter a frequência, a fim de que o objetivo seja alcançado. Dessa forma, o corpo se adapta a esse novo estimulo que lhe é dado. “Apenas com a rotina, conseguimos tornar a prática de exercícios mais saudável e prazerosa”, afirma o educador físico.

No entanto, é importante que as pessoas procurem orientação especializada e façam uma avaliação médica, antes de iniciar qualquer atividade. Alguns tipos de exercícios, como o abdominal, a prancha e a elevação de calcanhar, podem ser feitos em casa ou ao ar livre, desde que quem execute tenha total responsabilidade do que está fazendo e consciência de sua limitação. Porém, nem todo exercício físico é simples de ser feito e o condicionamento físico varia de pessoa para pessoa. Por isto, orienta Jodi, o ideal é sempre ter o norte de um profissional. “O conselho que dou para quem quiser praticar esses exercícios sozinho é respeitar e ter consciência da sua condição física. Também, nunca exceder mais do que está acostumado a fazer, pois sempre que passamos dos nossos limites, o risco de acontecer algo grave é muito grande”, alerta o educador.

Os exercícios do treinamento funcional, normalmente mais simples de executar e que não exigem aparelhos complexos, também geram bons resultados. “Além dos exercícios que eu aprendi a fazer em qualquer lugar, a alimentação orientada por uma nutricionista é ponto fundamental para melhorar o condicionamento físico”, afirma. Quando se trata do gasto calórico desses exercícios, o especialista explica que a variação será de acordo com a intensidade aplicada no circuito proposto e o condicionamento do aluno que está se exercitando. Em geral, o gasto calórico varia de 300 a 500 kcal.

Ao contrário do senso comum, não são apenas as calorias que determinam se o treino foi eficiente. Para chegar a bons resultados, além de evitar lesões, é primordial elevar a temperatura do corpo, por meio do alongamento seguido de aquecimento, antes do início da atividade física. Dessa forma, aquecer o corpo, alongar os músculos, fazer os exames clínicos prévios, para saber se apto para a prática de exercícios físicos, são pré-requisitos indispensáveis para que a rotina seja benéfica ao corpo e à mente.

Em geral, os benefícios de manter uma rotina de exercícios físicos são inúmeros, mas um dos principais é a melhora da saúde, disposição, rendimento diário, autoestima e melhor convívio social. Além disso, a mudança na estética também é inevitável.

Edição 244

Maio 2019

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