Esportes

Federação Sul Americana de Krav Maga abre novas turmas de iniciantes em Jundiaí

Comentário(s) 02 agosto 2019

krava maga

Em agosto, a Federação Sul Americana de Krav Maga está abrindo novas turmas de iniciantes em Jundiaí. Para quem se interessa pela defesa pessoal israelense e quer conhecer um pouco mais sobre os benefícios que essa modalidade pode oferecer às pessoas, será realizado um evento de lançamento das novas turmas, no dia 4 de agosto, à partir das 10h, na Unidade Vila Arens (Rua Emile Pilon 56, Vila Arens, Jundiaí, SP).

Nesse evento, a instrutora habilitada pela Federação, Vanessa Gouveia, vai apresentar a filosofia do Krav Maga, a única arte reconhecida como modalidade de defesa pessoal e não esportiva. Também vão abordar os inúmeros benefícios que o Krav Maga proporciona às pessoas de todas as idades.

A participação é gratuita e aberta a todos que tiverem interesse em saber mais sobre o Krav Maga. As inscrições são feitas pelo e-mail vanessagouveia@kravmaga.com.br .

O que é Krav Maga?

Desenvolvido em Israel na década de 40, por Imi Lichtenfeld, o Krav Maga é uma arte de defesa pessoal e não um esporte. Por isso, não há competições no Krav Maga e o objetivo é somente voltar vivo para casa.

Com respostas simples, rápidas e objetivas, o Krav Maga possibilita a qualquer pessoa, independentemente de seu sexo, idade ou força física, se defender de agressões vindas de uma ou mais pessoas, armadas ou não. O treinamento orientado por profissionais qualificados transmite aos praticantes as diversas possibilidades de defesa. Os detalhes tornam a técnica eficiente.

Quais os benefícios que oferece?

1.    DIMINUI A ANSIEDADE – O treinamento faz com que o aluno passe a controlar melhor suas emoções e suas reações. Esse autocontrole para avaliar as situações de risco, exercitado em todos os momentos do treino, reflete na questão da segurança e também no dia a dia da pessoa.

2.    MELHORA O AUTOCONTROLE – O Krav Maga lida com a defesa da vida das pessoas. Conhecer os movimentos, atuar dentro da margem de segurança, respeitar os ensinamentos do instrutor e as regras da modalidade são exercícios diários que refletem no controle da agressividade das pessoas.

3.    AUMENTA A AUTOESTIMA – Quando um aluno percebe que ele pode ter maior controle sobre seu medo e sobre as suas reações, ele se torna uma pessoa mais segura de si, o que vai refletir diretamente em seu modo de se perceber perante o mundo.

4.    TORNA AS PESSOAS MAIS ATENTAS – Vivemos em uma era em que os celulares tiram 90% de nossa atenção, seja em casa ou mesmo nas ruas. Quem pratica Krav Maga muda seus hábitos e se torna uma pessoa alerta, não apenas a situações de ameaça, mas a tudo que acontece ao redor. Esse treino de atenção se reflete na vida das pessoas, nos estudos, no trabalho, etc.

5.    TORNA AS PESSOAS MAIS DISCIPLINADAS – Quem pratica Krav Maga na Federação Sul Americana de Krav Maga sabe que ter o uniforme limpo e passado, as unhas e cabelos devidamente cortados, não atrasar nos treinamentos, respeitar as ordens dos instrutores e respeitar os colegas são condições básicas para treinar. Essa rotina faz com que as pessoas adquiram disciplina para além dos treinamentos, o que traz benefícios práticos na vida delas.

6.    TORNA AS PESSOAS MAIS SOLIDÁRIAS – Quando o praticante de Krav Maga começa a dominar a técnica, ele obviamente se torna uma pessoa mais atenta e segura. Essa atenção vai além dele mesmo e também é direcionada aos outros.

7.    MELHORA O CONDICIONAMENTO FÍSICO – O intuito do Krav Maga não é formar atletas, mas a prática estimula os alunos a se exercitarem diariamente, dentro de seus limites. Com isso, os benefícios são inúmeros: melhora a condição cardiovascular, melhora a forma física, melhora o sono, etc.

8.    MUDA A RELAÇÃO DAS PESSOAS FRENTE AO MEDO – A prática do Krav Maga prepara os praticantes para as situações de ameaça ou agressão. Além disso, ela transforma a relação das pessoas frente ao medo e à insegurança. Muitas vezes, o medo paralisa a pessoa. O treinamento de Krav Maga faz com que o praticante possa controlar a sua reação frente ao medo, olhar a situação com clareza para decidir a melhor maneira de agir e voltar vivo e em segurança para casa.

9.    ESTREITA LAÇOS FAMILIARES – O Krav Maga tem uma particularidade: não há divisão de idade nos treinos, ou seja, homens, mulheres e crianças treinam juntos, respeitando a graduação de cada um. Com isso, pais e filhos treinam no mesmo tatame, evoluem juntos e incentivam uns aos outros.

10.  ESTREITA LAÇOS DE AMIZADE – Pela particularidade do Krav Maga ser uma modalidade de defesa pessoal e não um esporte de competição, não há disputa entre os alunos. Todos se ajudam e se incentivam a melhorar sempre. Com isso e com a rotina dos treinos, duas vezes por semana em horários pré-estabelecidos, as turmas de Krav Maga acabam se tornando turmas de amigos.

Sobre a Federação Sul Americana de Krav Maga

É a única representante oficial da modalidade no Brasil, México e Argentina e detentora da marca Krav Maga no Brasil. Em 2019, passa a contar também com base em Portugal.

Foi fundada e é dirigida pelo israelense Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-preta – 8º Dan), o introdutor do Krav Maga no Brasil. Grão Mestre Kobi iniciou seus treinamentos de Krav Maga em Israel, aos 3 anos de idade, com o criador da modalidade, Imi Lichtenfeld e foi o primeiro faixa-preta de Imi a sair do estado de Israel para difundir a modalidade pelo mundo, se estabelecendo no Brasil em 1990.

Ao longo destes anos, o Krav Maga Mestre Kobi vem realizando um trabalho extremamente sério e responsável na difusão da técnica. Ainda hoje, o método de prática e de ensino que aplica é o mesmo criado por Imi Lichtenfeld e utilizado em Israel. Para se ter uma ideia, ele realiza, pessoalmente, o exame de faixa de todos os seus alunos no Brasil, Argentina e México.

Para conhecer mais sobre o Krav Maga acesse: www.kravmaga.com.br

Edição 250

Novembro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica