Saúde

Fibromialgia x Câmara Hiperbárica

Comentário(s) 03 janeiro 2020

Fibromialgia é uma patologia que acomete muitas pessoas, mas poucas conseguem ter um diagnóstico correto, pelo simples fato que a maioria dos pacientes não atribui os sintomas da Fibromialgia ao fato de ser uma doença e, portanto, muitas vezes não buscam ajuda médica para resolvê-la.

Pesquisadores de Israel desenvolveram um Protocolo de Tratamento em Câmara Hiperbárica que tem efetividade de Cura em mais de 90% dos casos. A boa notícia é que em Jundiaí a Clínica Carvalho de Medicina Hiperbárica é Pioneira no desenvolvimento deste Protocolo, e tornou-se Referência no Tratamento de Fibromialgia no Brasil , com muitos pacientes deslocando-se para Jundiaí para obterem a cura desta terrível Dor que acomete esta doença.

A Fibromialgia é uma Síndrome que, entre os múltiplos sintomas, destaca-se a dor muscular, nas costas, insônia, intestino irritável, ansiedade e, por vezes, depressão. Tais sintomas se manifestam de intensidade variável em cada paciente, o que faz com que o diagnóstico desta Síndrome seja muitas vezes difícil e necessite de avaliação especializada.

Em Jundiaí muitos pacientes já estão se beneficiando desse tratamento, como é o caso de Dilva G. da Silva Fenille, de 47 anos: “Sofria de fibromialgia há muitos anos, com dores, insônia, cefaleia e até episódios de depressão, sem diagnóstico definido. Até que aqui mesmo em Jundiaí tive conhecimento da câmara hiperbárica e, em apenas 20 sessões, meus sintomas desapareceram. Aconselho a todos que busquem mais informações, pois é muito pouco divulgado.”

Como funciona a Câmara Hiperbárica, que fortalece a saúde e ajuda em várias doenças

São muitos os benefícios da câmara hiperbárica, que ajuda pacientes a recuperar sua qualidade de vida. Seu objetivo final é potencializar o bom funcionamento do organismo, através da oferta de oxigênio puro e em alta pressão. O oxigênio em altas doses tem efeito antimicrobiano, anti-inflamatório, ativa a regeneração óssea e de tecidos moles atuando sobre as células chamadas fibroblastos (produtoras de colágeno), tem se mostrado útil na regeneração da pele, cicatrização de feridas e pós-cirúrgico, regeneração óssea, com redução de sofrimento e dores crônicas.

Hiperbárica é uma inovação da medicina que utiliza o gás oxigênio puro sob pressão para potencializar o próprio metabolismo. No interior da câmara hiperbárica o paciente recebe O2 sob pressões muito superiores à atmosférica, elevando a taxa desse gás no sangue (normalmente 90 mmHg, atinge valores de até 1.800 mmHg). Isto é, aumenta em 20 vezes o oxigênio disponível.

A oxigenação é a chave do sucesso, passando a ter um efeito farmacológico!

O método é simples, com resultados complexos. Consiste em sessões de 90 a 120 minutos, no interior de câmaras hiperbáricas, onde respirar é a palavra chave, e não existe dor, nem desconforto.

Intoxicação por Monóxido de Carbono

A intoxicação por monóxido de carbono é geralmente o resultado da inalação de uma quantidade excessiva de monóxido de carbono (CO).

Os sintomas mais comuns são insônia, dores de cabeça, tonturas, fraqueza, vômitos, dor torácica, confusão, diminuição da capacidade física, mental e de trabalho. A inalação prolongada pode resultar em perda de consciência, arritmias cardíacas, crise epiléptica ou morte.

O diagnóstico tem por base uma quantidade de HbCO no sangue superior a 3% entre não fumantes ou superior a 10% entre fumantes.

O tratamento da intoxicação geralmente consiste na administração de oxigênio em Câmara Hiperbárica a 100% e de cuidados de apoio até que os sintomas desapareçam ou que a quantidade de HbCO no sangue seja inferior a 10%. Nos casos mais graves pode ser usada a oxigenoterapia hiperbárica.

Cirurgia Plástica e Hiperbárica

Nos EUA, as sessões de câmara hiperbárica eram inicialmente indicadas para pacientes com riscos de má cicatrização (como obesos,  tabagistas e diabéticos). Depois que os cirurgiões plásticos americanos verificarem que os resultados estéticos pós-cirúrgicos desses pacientes problemáticos estavam muitas vezes melhores que os pacientes “normais”, mas que não faziam a câmara hiperbárica após a cirurgia, colocaram em sua rotina oferecer sessões de hiperbárica para as pacientes de cirurgia plástica.

Em Jundiaí, muitas pacientes de cirurgiões plásticos já conhecedores desse método vêm se beneficiando do tratamento, como é o caso de Liberta S. de Almeida, de 58 anos:

“Tive redução do inchaço logo após a primeira sessão de hiperbárica. A cicatrização ficou perfeita, sem nenhuma complicação, e ainda me trouxe um bem-estar intenso que até abandonei o tabagismo.”

Liberta, que já havia realizado várias cirurgias plásticas com cirurgiões de São Paulo e teve complicações (inclusive septicemia), ficou muito feliz, pois teve a combinação perfeita de CIRURGIA PLÁSTICA COM HIPERBÁRICA . Aqui em Jundiaí, onde existem cirurgiões plásticos atualizados (que conhecem a importância da hiperbárica). Obteve uma combinação de tratamento de melhor qualidade aqui mesmo, em Jundiaí.

Pé Diabético: como evitar amputações

Inúmeras pessoas sofrem com diabetes no mundo atual. A Neuropatia Diabética e o surgimento de feridas de difícil cicatrização, principalmente no Pé Diabético, são causas frequentes de amputação.

O cuidado do Pé Diabético com podólogos atualizados que consigam identificar as feridas no Pé Diabético possibilita o início da Hiperbárica precocemente, sendo possível um tratamento mais curto e eficaz, evitando amputações e todos os transtornos pessoais envolvidos.

Envelhecendo com saúde

Nos EUA, celebridades e atletas buscam o efeito antienvelhecimento. Embora evidente para os usuários da câmara, estudos científicos buscam compreender este efeito e, ao que tudo indica, ocorre da seguinte forma:

Hiperbárica causa hiperoxigenação instantânea (somente durante a sessão), e isto causa uma resposta do sistema metabólico, aumentando enzimas antioxidantes, que são o sistema Desidrogenase-Peroxidase, e estas agem durante todo o dia combatendo os radicais livres. Basicamente age de

estratégia semelhante a vacinas, causando uma pequena agressão controlada por radicais livres, que estimula nosso próprio organismo a combatê-los.

Jundiaí é referência nos tratamentos com a Câmara Hiperbárica.

Saiba mais: Carvalho Medicina e Saúde (Av. Antonio Segre, 189, Jardim Brasil – Jundiaí – SP, tel. 11-4522-3144)

 

 

Edição 251

Dezembro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica