Saúde

Gengivas sangram?

Comentário(s) 04 julho 2017

carlos henriqueSe a sua gengiva san­gra com facilidade é porque a escova­ção ou a técnica utiliza­da não estão sendo muito eficientes, e com isso está havendo uma formação de placa bacteriana na região da “base” do dente. Es­sa placa, quando não re­movida, absorve os íons de cálcio e resulta numa calcificação onde há uma proliferação bacteriana que causa sangramen­to gengival, mau hálito e, consequentemente, perda óssea e formação de pus (em quadro mais avançado).

O termo mais correto para essa patologia seria “doença periodontal”, que é uma do­ença silenciosa, não dói, pode ter caracte­rísticas crônica ou aguda, e afeta milhões de brasileiros. A destruição do tecido gengival causado por essas bactérias pode afetar o suporte do dente (osso e gengiva), apresen­ta mau cheiro, e é muito perigoso em pesso­as com problemas do coração, pulmão, rins, podendo levar o paciente a quadros de in­fecções graves como endocardite bacteria­na e pielonefrite, pois quando presente na boca, a pessoa acaba engolindo involunta­riamente e leva esse foco bacteriano para outras regiões.

A falta de um dente na boca comprome­te o equilíbrio da mastigação, oclusão, es­tética, vem acompanhada de severa perda óssea local ou generalizada, deformando a região e diminuindo as reservas de cálcio do nosso organismo.

Artigo do cirurgião-dentista dr. Carlos Henrique de A. Risso, especialista em periodontia e clínica geral. Contao: 11-4521-7082

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica