Saúde

ILIB, a terapia da vitalidade

Comentário(s) 28 setembro 2017

O ILIB (Intravascular Laser Irradia­tion of Blood/Irradiação Intravas­cular do Sangue com Laser) consiste na irradiação do sangue com laser vermelho ou infravermelho para ativação celular, efei­to antioxidante, ação anti-inflamatória e au­mento da circulação sanguínea, que resulta na prevenção e tratamento de diversas doen­ças, entre elas artrite, artrose, inflamações e tensões musculares, diabetes, colesterol, hi­pertensão. Esses efei­tos terapêuticos favo­recem o rejuvenesci­mento, o bem-estar e a qualidade de vida.

Os radicais livres, em geral, têm um pe­ríodo de vida muito curto, sendo produzi­dos continuamente no organismo a partir de reações bioquímicas. Para combater o efei­to lesivo, o organismo lança mão de um siste­ma de defesa que utili­za enzimas, proteínas e compostos varredo­res, mas, dependendo do caso, esse sistema poderá ser insuficien­te, necessitando de uma terapia medicamen­tosa auxiliar para promover a manutenção da homeostase do organismo.

O laser mostra-se uma excelente opção terapêutica nas patologias causadas pela ação dos radicais livres, seja como terapia de base ou adjuvante na terapia biomole­cular convencional. Os aparelhos laser, por serem os mais potentes do segmento, pos­sibilitam a aplicação tópica e não invasiva, e atingem profundidade suficiente para ir­radiar as artérias.

O laser tem efeito antiplaquetário, anal­gésico, anti-inflamatório e vasodilatador. O ILIB melhora a oxigenação e estimula a pro­dução de prostaglandina, que diminui a dor, e a serotonina, geradora de bem-estar. Ain­da auxilia no combate dos sintomas de TPM, estresse, enxaqueca e dores lombares.

Na estética

Para fins estéticos, o ILIB traz benefícios co­mo rejuvenescimento, pois combate todos os radicais livres do nos­so organismo. É conhe­cido como soro da ju­ventude a laser e é ex­tremamente relaxan­te, pois uma onda de energia percorre os meridianos do corpo.

Quando o assunto é estética, o estresse oxidativo, o fotoenve­lhecimento, a alimen­tação inadequada e a poluição atmosférica, entre outros fatores, desencadeiam pro­cessos inflamatórios e ou senescência celu­lar. O ILIB, tal como o que ocorre com diversas patologias, leva a uma melhora no prognóstico dos tratamen­tos, fazendo com que os tecidos respondam de maneira rápida e adequada às terapias de combate ao envelhecimento precoce.

O tratamento com o laser é indolor e a sessão dura cerca de 30 minutos.

Por dr. Leandro Vinícius Trímboli (Crefito 3-135010 F), fisioterapeuta. Contatos: 11-99552-2103, 3964-5131, leandro_trimboli@hotmail.com

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica