Saúde

Intolerância alimentar

Comentário(s) 29 julho 2015

O sistema imunológico do intestino é o maior e o mais importante de todo o organismo. Mais de 80% das reações imunológicas têm sua origem no intestino, que garante uma barreira quase intranspo­nível contra bactérias, vírus, e outros agentes patogênicos, assim como contra proteínas de alimentos ou frações de proteínas reconhe­cidas como substâncias estranhas.

No entanto, a integridade dessa parede in­testinal poder estar, muitas vezes, danifi­cada por medicamentos, infecções, microrganismos, estresses e toxi­nas ambientais, permitindo as­sim entrada de partes de nu­trientes ou proteínas não totalmente fragmentadas entre as células.

Estas substâncias e/ou fragmentos de proteínas são reconhecidos pelo sistema imu­nológico como elementos estranhos e agres­sores e são combatidos pelo sistema imu­nológico, que produz anticorpos contra es­se alérgeno.

Ao ingerir esse alimento, regularmente ocorrem reações imunológicas repetitivas que estimulam processos inflamatórios.

A experiência demonstra que na maioria dos casos são os alimentos ingeridos diaria­mente que causam essas inflamações, no­meadas de hipersensibilidade alimentar ou alergias tardias.

Diferentemente das alergias clássicas, me­diadas por IgE que causam reações imedia­tas, com sinais e sintomas bastante conheci­dos e relativamente de fácil identificação, tais como reações cutâneas e inchaços, as “aler­gias” mediadas por IgG são caracterizadas por processos inflamatórios e poderão ser reveladas por meio de sinais e sintomas pe­la deposição de complexos imunológicos em vários tecidos ou órgãos.

Sintomas relacionados com intolerância alimentar:

- doenças autoimunes

- enxaquecas

- depressão, ansiedade, síndrome do pânico, insônia

- artrite

- dores articulares

- sintomas respiratórios crônicos, rinite, sinusite, otite

- dor abdominal

- colite, diarreia, constipação

- doenças da pele

- obesidade

- problemas menstruais

- fadiga crônica

Dr. Marcel Ferrari Ferret é médico responsável pelo MedBio – Instituto de Medicina Biológica

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica