Saúde

Invista na qualidade de seu sono

Comentário(s) 13 junho 2016

Dra. Denise Fernandes Barbosa

Dra. Denise Fernandes Barbosa

O sono é essencial para que o corpo e mente se res­taurem e estejam pron­tos para as atividades do dia se­guinte. Um sono bem dormido não tem preço. Nada como dor­mir bem e poder enfrentar o dia a dia com disposição e energia. Pri­var-se de dormir só traz prejuí­zos ao longo da vida.

A privação de sono provoca sonolência diurna e mal-estar, dentre outros problemas de saúde, como au­mento do risco de câncer, diabetes, proble­mas cardiovasculares e neurológicos, depri­me o sistema imunológico e o processo de re­paração celular, dificulta a perda de peso, in­terfere no sistema nervoso provocando an­siedade ou depressão, aumenta a irritabili­dade, interfere na memória, reduz o poder de tomada de decisões, colabora com a ma­nutenção de dores crônicas e favorece a ex­posição a acidentes de trabalho e automotivo.

Existem vários distúrbios do sono, entre eles, os distúrbios respiratórios, como ron­co e apneia, que podem colaborar com a pri­vação de sono.

O ronco e apneia do sono podem se ins­talar em qualquer pessoa, obeso ou magro, sedentário ou fisicamente ativo. As paradas respiratórias e o barulho do ronco provo­cam despertares sucessivos durante a noite tanto na pessoa portadora da doença, como na que quem dorme ao lado, e, conse­quentemente, ambos passam a ter pri­vação de sono.

Dormir bem é como se fosse sinô­nimo de qualidade de vida e bem-es­tar. A Odontologia do Sono pode fazer isto por você, ajudando na qualida­de de seu sono e de seu bem-estar. Ela é prática integrativa à Medicina do Sono, que trata dos distúrbios respiratórios do sono com aparelho oral, e acompanha a melhora dos sinais e sintomas provocados pela doença e, con­sequentemente, a melhora da saúde das pes­soas envolvidas.

É gratificante impactar positivamente na vida das pessoas e faz valer a pena a dedica­ção de anos de estudos em Medicina e Odon­tologia do Sono. Os benefícios na saúde são evidentes e os pacientes recuperam seus ní­veis de energia, bem como a qualidade de vi­da de modo geral.

A clínica DFB possui profissional capaci­tada e titulada pela Associação Brasileira do Sono para ajudar em suas metas na busca de bem-estar e saúde.

Artigo da cirurgiã-dentista e dentista do sono Dra. Denise F. Barbosa (CRO-SP 37.856)Tels. 11-4521-9494 e 97647-5816

Edição 236

Setembro 2018

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica