Estética

IPL para acne

Comentário(s) 26 julho 2019

luz pulsada

O uso do IPL, famosa luz pulsada, para tratar a acne, tornou-se um dos tra­tamentos mais recomendados por dermatologistas em todo o mundo, princi­palmente devido à eficiência e rapidez na resposta ao tratamento.

Acne é um problema dermatológico que afe­ta milhões de pessoas em todo o mundo, prin­cipalmente na juventu­de. Suas principais cau­sas são desequilíbrios hormonais ligados à in­fecção por bactérias do gênero Propionobacte­rium acnes. Desequilí­brios hormonais cau­sam uma inadequada ação das glândulas sebáceas que aumentam sua secreção e isto, combinado com a poeira, leva ao fechamento dos poros, tornando o lu­gar ideal para a colonização por bactérias do gênero bactéria Propionobacterium acnes.

Como o IPL elimina a acne

A Tecnologia IPL (intensidade de luz pul­sada) usa principalmente calor e luz (corres­pondente para os espectros da luz vermelhos e azuis) para remover a acne.

A bactéria Propionobacterium acnes produz uma molécula chamada porfirina, a luz e calor produzidos pela IPL atingem a porfirina, produ­zindo radicais livres e compostos oxigenados que atacam e matam as próprias bactérias.

O tratamento

Em geral é recomendável não se expor ao sol antes de ser submetido ao procedimen­to do IPL.

O fototratamento po­de ser realizado com ou sem anestesia. O pro­cedimento demora de 20 a 45 minutos. Após a aplicação da IPL po­de surgir algum pruri­do e vermelhidão, que é resolvido mediante a aplicação de compres­sas de gelo seco sobre as áreas afetadas. Normalmente a vermelhi­dão desaparece depois de dois dias.

Depois do procedimento IPL o paciente de­ve ter o cuidado de não se expor ao sol.

A pessoa submetida a um tratamento com IPL sente aumento da suavidade da pele, pe­la produção de colágeno novo, redução da inflamação e melhora das manchas cicatri­ciais pós-acne.

Por dra. Vanessa Garbim (CRM 101593), dermatologista estética

Edição 250

Novembro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica