Saúde

Laser Acupuntura e seus muitos benefícios

Comentário(s) 02 agosto 2015

nicePouco divulgada, a Laser Acupuntura está revo­lucionando os proces­sos terapêuticos, por não ser invasiva e totalmente indolor. Ela vem sendo bem aceita, vis­to que muitas pessoas não ade­riam ao tratamento, por causa do medo das picadas das agu­lhas. Com a aplicação a laser, as sessões são mais tranquilas e bem aceitas, principalmente por crianças, idosos e pes­soas sensíveis.

Sua aplicação é rápida igualmente ao seu resultado. A Laser Acupuntura está funda­mentada no princípio da acupuntura tradi­cional, sedando ou tonificando órgãos inter­nos e sistemas corporais. Sua eficácia tem si­do comprovada em substituição ao uso das agulhas, com vantagens: é indolor e assépti­ca, não agride a derme ou epiderme, trazen­do resultados rápidos.

Os efeitos fisiológicos da Laser Acupuntu­ra abrangem o relaxamento muscular, o au­mento do limiar da dor, a indução da libera­ção de endorfinas, regula e fortifica o meta­bolismo, aumentando a imunidade, tem efei­to anti-inflamatório, promove a circulação do Ch’i e sangue, aumentando o fluxo energético nos meridianos, melhorando, assim , o equilí­brio Yin-Yang, aumentando a oxigenação dos tecidos dos órgãos afetados, por meio do es­tímulo de seu metabolismo.

Além das aplicações nos pontos de acu­puntura, o laser também pode ser aplica­do em estética e em locais doloridos, trata­mentos fisioterápicos, pontos de ulceração ou para estímulo de cicatrização e outros. Na geriatria, alivia dores crônicas, aumen­ta a vitalidade, reforça a imunidade, melho­ra o estado emocional e a qualidade de vida. Em crianças seus resultados são muito sig­nificativos e muito bem aceitos. Seu resulta­do também é bastante satisfatório em trata­mentos de insônia, TPM causada pelas osci­lações do equilíbrio hormonal do estrogênio e da progestero­na, provocando nervosismo, ir­ritabilidade, depressão, reten­ção de liquido, dor no seio e al­tos e baixos emocionais.

Outra grande vantagem da acupuntura a laser é a atenção direta que o paciente recebe. O procedimento é realizado indi­vidualmente com uma caneta que emite la­ser de baixa intensidade. Ela não gera calor e não machuca a pele. A sessão é mais rápi­da do que a de agulhas e não tem reações. A acupuntura a laser tem sido utilizada desde a década de 70. Ela é uma forma de energia eletromagnética luminosa, visível ou não. Ca­da vez mais tem sido utilizada em acupuntu­ra no lugar das agulhas.

As doenças ou sintomas que comumente são tratados com o laser são as de pele, infla­mações em articulações, dores em geral, anal­gesias, tratamentos estéticos e em todas as indicações para acupuntura e acupuntura au­ricular. Como toda terapia tem suas regras clí­nicas e precauções, bem como contraindica­ções. Embora o laser possibilite o tratamen­to por meio dos pontos sintomáticos, há a ne­cessidade do conhecimento das regras e leis da acupuntura, como guia na melhor combi­nação de pontos. A decisão do tempo de tra­tamento segue os critérios da acupuntura clássica para que seu uso e bom rendimento sejam satisfatórios. Sempre é bom frisar que a Acupuntura, quando associada a um trata­mento médico, tem seus efeitos amplamen­te aumentados, muitas vezes proporcionan­do redução na dosagem de medicamentos, bem como nos seus efeitos colaterais.

Eunice Torricelli Bonassi é educadora física e massoterapeuta, acupunturista sistêmica e auricular desde 1990, e laser acupunturista desde 1992. Contatos: 11-4587-8613, 96488-0503

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica