Estética

Lavar o cabelo todos os dias prejudica os fios e o couro cabeludo?

Comentário(s) 12 abril 2019

lavar cabelo

Muitas dúvidas existem quanto aos cuidados diários com os cabelos, principalmente no caso dos praticantes de exercícios físicos, por conta da transpiração. Surge a dúvida: lavar os cabelos diariamente (e sofrer com o medo do ressecamento) ou não lavar (e correr o risco de o suor prejudicar os fios e o couro cabeludo)? “Lavar os cabelos todos os dias, desde que com bons produtos, e de preferência alternando xampus mais suaves com tratamento específico, não traz problemas à saúde do couro cabeludo ou às hastes. O ideal é não abusar da água quente, não lavar os cabelos à noite e nunca dormir com os fios molhados, o que provoca dermatite seborreica e queda”, explica a dermatologista dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Principalmente após o exercício, é importante a lavagem dos cabelos. É muito melhor lavá-los normalmente do que manter o suor no couro cabeludo e fios”, completa a dermatologista dra. Valéria Marcondes, membro da SBD.

Segundo a dra. Valéria, o cloreto de sódio produzido no suor, em excesso, pode causar obstrução dos folículos, causando queda, além de ressecar os fios. “Por isso, antes do exercício, pode ser usado um óleo com ação antioxidante ou leave-in”, diz a dra. Valéria. Outra boa forma de evitar esses problemas relacionados ao suor é a utilização de pré-shampoos antes de ir para a academia, conforme explica a dermatologista dra. Thais Pepe, também membro da SBD: “Esse pré-shampoo controla a oleosidade do couro cabeludo e traz fórmulas que também podem fazer um tratamento reparador para os fios.”

Mas é muito importante ficar atento à temperatura da água, quando for lavar os cabelos. “Além dos danos ao couro cabeludo e provocar dermatite seborreica, lavar os cabelos com água quente provoca a abertura das escamas do fio, pois ajuda a remover a proteção externa onde estão as ceramidas (gordura natural de proteção), provocando a abertura da cutícula das hastes, tornando os fios mais vulneráveis à formação de pontas duplas, ressecamento, além de tornar os fios sem brilho”, alerta a dra. Claudia. “Lembrando que se deve aplicar o shampoo apenas uma vez e o condicionador apenas no comprimento dos fios”, completa a médica.

Após a lavagem, é recomendado o uso do condicionador e leave-in para manter os cabelos saudáveis.

Edição 247

Agosto 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica