Tendência

Limpeza no inverno exige ainda mais cuidados

Comentário(s) 19 julho 2016

aspirador po

Com os termômetros registrando temperaturas cada vez mais baixas, a incidência de doenças, como gripes e resfriados, tem se tornado cada vez mais comum. E, em meio a este cenário, preocupar-se somente com a higiene pessoal pode não ser suficiente para combater a proliferação dos vírus.A estação mais fria do ano é também aquela em que ficamos mais propensos a doenças. “Temos que divulgar cada vez mais que a limpeza está diretamente relacionada à saúde das pessoas. Este é um conceito que adotamos em nossa comunicação com o mercado”, afirma Sandro Haim, presidente da Abralimp -Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional.

Esta ligação entre limpeza e saúde é corroborada por dados levantados pela International Sanitary Supply Association, entidade norte-americana parceira da Abralimp. Segundo a ISSA, uma limpeza eficiente pode reduzir em até 80% a probabilidade de propagação de vírus comuns, como o da gripe. A pesquisa também constatou que um ambiente coletivo limpo, como o de escolas, é muito mais saudável pois reduz a incidência de doenças respiratórias, cerca de 24%, de idas ao médico (34%), de uso de antibióticos (24%), influenciando também na redução do índice de absenteísmo (46%).

Recursos e inovações não faltam ao setor para ajudar seus clientes na tarefa de promover ambientes mais limpos e saudáveis. O diretor da Câmara Setorial de Fabricantes de Máquinas da Abralimp, Antônio Luis Francisco (PJ), traz algumas dicas sobre o uso de máquinas e equipamentos de limpeza para manter os ambientes de uso coletivo mais saudáveis.

- Para os ambientes onde há grande circulação de pessoas, são indicadas as lavadoras automáticas de pisos, pois além do chão úmido dificultar a manutenção da limpeza, o cheiro de certos produtos também pode ocasionar irritação aos alérgicos. Com o uso das máquinas é possível otimizar este processo, pois o ambiente é lavado e os resíduos aspirados simultaneamente em uma única operação, garantindo também grande economia de água.

- A “limpeza a seco” também é uma ótima opção para a retirada das partículas sólidas como pó e poeiras de superfícies em geral. Com a utilização de aspiradores, ela pode ser feita em paredes, pisos, tetos, móveis e equipamentos. Toda a ação de limpeza se inicia pela retirada de pó, poeira e outras partículas sólidas, responsáveis pela proliferação de microrganismos que causam alergias e doenças respiratórias.

- Lavar o carro a seco também já é um método utilizado em vários locais, com opção de redução de utilização de água, em que o custo é menor do que uma lavagem tradicional.

- Para a limpeza dos carpetes, que são grandes acumuladores de poeira e ácaros, são indicados os aspiradores de pó com filtros absolutos (HEPA), que permitem alcançar o grau de 99,99% de retenção de partículas de 03 mícron, possibilitando que o ar aspirado seja devolvido ao ambiente mais limpo, sendo ideal para prevenir doenças crônicas desta época do ano

- Para a manutenção de ambientes internos específicos, como banheiros e cozinhas, as limpadoras a vapor são as mais indicadas, pois mantêm os ambientes limpos sem a utilização de produtos químicos por conta da alta temperatura operacional (120° – 145°C).

 

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica