Esportes

Melhore sua resistência cardiorrespiratória

Comentário(s) 18 janeiro 2019

Se você se sente cansado e ofegante muito facilmente durante os treinos, pode ser que não esteja respeitando o limite do seu corpo, levando-o à corridaexaustão cardiorrespiratória, o que pode prejudicar a prática eficiente da atividade física que está sendo executada. De acordo com o professor da Bio Ritmo, Gustavo Galhardo, qualquer pessoa consegue ganhar esse condicionamento. Basta ter paciência, que ele será alcançado gradativamente.

A dica para quem precisa ganhar resistência cardiorrespiratória e assim ter um melhor desempenho no treino, consiste em iniciar a atividade de forma mais leve e ir aumentando aos poucos. “Conforme a pessoa observar que a primeira intensidade escolhida já foi alcançada sem muitos esforços, é possível aumentar o ritmo e seguir assim sucessivamente”, explica o educador físico.

Porém, para que ocorra um ganho de resistência, é preciso ter frequência constante de treinos. “O nosso corpo precisa de adaptações para adquirir condicionamento cardiorrespiratório. Para isso, intervalos de estímulo e descanso são necessários”, comenta Gustavo. “Se o praticante treina apenas uma vez na semana, por exemplo, o intervalo entre seus treinos serão muito espaçados, impedindo a criação do ciclo de estímulo e recuperação”, esclarece. Para os iniciantes nesse tipo de treino, o ganho de resistência é obtido com uma frequência de pelo menos três vezes na semana.

A corrida é uma ótima opção para ganho de condicionamento, pois nela o praticante estabelece o tempo e a velocidade e pode evoluir de acordo com o seu próprio limite. Além de ser uma atividade acessível a todos, é possível praticar tanto na academia, quanto ao ar livre. Não existe uma recomendação única para todas as pessoas, mas é aconselhável que as sessões de treino variem de 30 a 40 minutos, inicialmente, para que haja uma evolução no ganho de resistência. A diferença no condicionamento cardiorrespiratório poderá ser observada a partir de 15 a 20 dias.

Edição 244

Maio 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica