Saúde

Mitos sobre o período menstrual

Comentário(s) 15 maio 2018

Embora a menstruação seja comum na vida das mulheres, muitas delas ainda carregam dúvidas simples sobre o assunto. Normalmente, são informações passadas de geração para geração, mas que nem sempre têm uma explicação médica. Às vezes, por timidez, a paciente não pergunta para um profissional, e a interrogação persiste por muito tempo.

duvidas menstruacaoPara esclarecer, separei alguns mitos clássicos sobre o assunto que ainda sobrevivem entre as mulheres. Confira:

 É impossível engravidar durante o período menstrual

Na teoria, realmente não é possível, já que menstruação é a “descamação” do endométrio, camada que é preparada para receber a gestação. No entanto, o corpo não é uma máquina que trabalha com exatidão, por isso é sempre bom tomar medidas preventivas para evitar o risco.

  Mulheres com muita convivência menstruam simultaneamente

Cada pessoa tem o seu corpo com manifestações totalmente individuais; portanto, o período menstrual não tem relação alguma com o de outras mulheres.

   As relações sexuais são mais prazerosas durante a menstruação

O período de maior desejo sexual é justamente o de ovulação, que corresponde aproximadamente ao 14° dia do ciclo menstrual. Acreditamos que muitas pacientes têm a sensação de mais prazer justamente por ficarem despreocupadas com o risco de engravidar.

  É errado fazer exercícios durante o período menstrual

Exercícios físicos são essenciais para manter a qualidade de vida em qualquer momento. No período menstrual, eles ajudam a controlar a dor das cólicas devido à liberação de hormônios de prazer, como endorfinas.

  Absorventes internos são proibidos para mulheres virgens

Mais um mito. O hímen tem até 2,5 cm de abertura na puberdade, e o absorvente interno é menor, tem até 1,9 cm.

   Ter relações sexuais nesse período aumenta o risco de contrair DSTs

A realidade é que, com ou sem menstruação, fazer sexo desprotegida aumenta o risco de contrair qualquer doença sexualmente transmissível.

Por dr. Gilberto Nagahama, ginecologista do HSANP, centro hospitalar localizado na Zona Norte de São Paulo.

 

Edição 236

Setembro 2018

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica