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Movimente-se com saúde

Comentário(s) 06 abril 2016

Praticar atividades físicas é uma das principais formas de medicina preventiva. Uma pessoa ativa vai sete vezes menos ao médico do que aquelas que são sedentárias. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a inatividade é o quarto maior fator de risco de mortalidade global.

exercicio fisicoNo entanto, muitos brasileiros ainda não se conscientizaram sobre a importância da prática de exercícios físicos. Quase metade (48%) da população brasileira é sedentária, aponta a Pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde. O estudo mostrou ainda que 35% da população se exercita três vezes por semana, quando o ideal seria 30 minutos por dia, cinco vezes por semana.

“O Dia Mundial da Atividade Física (comemorado hoje, 6 de abril) não deve ser visto como mais uma data comemorativa, mas sim como um reforço e estímulo à mudança para hábitos mais saudáveis, pois a população precisa disso. Mesmo com a rotina agitada, é possível encontrar uma janela para se exercitar e, consequentemente, cuidar da saúde”, diz o preparador físico Marcio Atalla.

Veja algumas dicas do preparador físico para iniciar as atividades físicas com saúde:

Olhe para o ambiente - Muitas vezes, as pessoas não têm tempo de ir à academia, mas há várias outras opções viáveis. Entre elas, trocar o elevador pela escada, nadar na piscina do prédio ou correr no parque aos finais de semana, usar a bicicleta como meio de transporte, entre outros. A dica é: olhe ao redor e preste atenção em atitudes simples que podem ser transformadas em movimento.

Não se prive – Um estilo de vida saudável não significa abrir mão dos pequenos prazeres, o que importa, sempre, é o equilíbrio entre as calorias ingeridas e as gastas. No contexto da alimentação, o corpo precisa de todos os nutrientes para o bom funcionamento do organismo. Dietas da moda que excluem o açúcar, gordura ou o glúten não são eficazes no longo prazo. Para quem está num projeto de fazer exercícios, inclusive, o carboidrato tem papel fundamental como fonte rápida de energia e fortalecimento dos músculos.

Descubra uma atividade que lhe dê prazer – Estar em movimento é essencial, porém, para ser algo regular, precisa ser também prazeroso. Sendo assim, vá trás do que você gosta de verdade! Se não é a academia, que tal tentar fazer aulas de dança, natação, yoga, pilates, as possibilidades são variadas e atendem a todos os gostos.

Convoque um (a) amiga(o) -  Atividades em grupo ajudam bastante, principalmente, quando é preciso motivação. Segundo um estudo publicado pela Associação Americana de Psicologia, pessoas que treinam com amigos tem uma perda de peso maior, além de ter mais chances de manter a regularidade dos exercícios.  Segundo Atalla, o exercício proporciona a criação de uma rede de pessoas que gostam de praticá-los juntas, seja na academia, no parque ou em qualquer outro espaço, promovendo encontros prazerosos.

Pense nos benefícios do movimento e alimentação saudável – Cuidar da saúde reflete em muitos benefícios, tais como autoestima, longevidade e prevenção. Quem não quer ter um corpo bonito? O padrão de beleza é individual, mas as atividades e boa alimentação contribuem para qualquer gosto, principalmente, para quem busca o emagrecimento, a manutenção do peso ou o fortalecimento dos músculos. O movimento está relacionado à medicina preventiva, ou seja, os benefícios das atividades são tantos que até podem evitar gastos médicos no futuro, já que o corpo permanece mais forte e resistente.

 

Edição 224

Setembro 2017

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