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Musculação atende a diferentes públicos e objetivos

Comentário(s) 15 abril 2019

musculacao mulher

A musculação é reconhecida por ser uma das atividades físicas mais versáteis. Além de atender a diversos objetivos, tanto de saúde quanto relacionados a estética, traz vantagens para praticantes das mais diferentes idades. Renata Duran, coordenadora da Academia Ecológica Ecofit, ressalta os benefícios que a modalidade traz para os atletas, por ser praticada de forma individual:

“Algumas pessoas pensam na musculação como uma atividade solitária, mas o fato de ser praticada individualmente traz uma série de vantagens. A principal delas é possibilitar um treino específico para cada praticante, o que permite personalizar os exercícios conforme os objetivos, necessidades e limitações de cada aluno”, explica.

Entre os benefícios da modalidade, destacam-se aumento da massa magra e da densidade óssea, diminuição da gordura corporal, melhora da flexibilidade e do equilíbrio e fortalecimento das articulações. A musculação também traz mais disposição e ajuda na qualidade do sono. Outro diferencial é o alto gasto calórico, não apenas no momento do treino, mas, também, durante as próximas 48 horas após a atividade física, mesmo sem estar praticando.

“A prática frequente diminui os riscos de doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de evitar lesões, aumentar a imunidade e melhorar a consciência corporal. Traz, ainda, resultados estéticos rápidos, seja emagrecimento, enrijecimento ou hipertrofia muscular”, diz Renata.

Além de todos estes benefícios, a musculação tem papel fundamental como complemento da preparação física para esportes de alto rendimento, segundo o professor da Ecofit, Rafael Oliveira. Além de melhorar a resistência muscular, ela previne lesões ao fortalecer não só tendões e ligamentos como, também, a capacidade do músculo em resistir à alta demanda dos treinos.

É indicada, ainda, para o tratamento de doenças articulares. Ao reestabelecer a força, a atividade melhora o quadro inflamatório e, consequentemente, diminui as dores. Já em casos de doenças ósseas, como a osteoporose, os exercícios de impacto realizados de forma isométrica atuam diretamente na densidade mineral óssea.

Diferentes públicos – Musculação não tem idade. A prática traz benefícios para a saúde em diferentes faixas etárias, atendendo às necessidades dos mais variados públicos. Para os adolescentes, é uma arma importante contra o sedentarismo, estimulando um estilo de vida mais saudável, segundo o professor Thiago Fernandes.

Praticada sob supervisão de um especialista, já que, nesta idade, a musculatura ainda está sendo desenvolvida, ela traz benefícios como aumento da densidade óssea e da resistência cardiorrespiratória, além de trabalhar a autoestima e a sociabilidade.

Já para os idosos, traz impactos na saúde emocional, psicológica e fisiológica, tratando doenças e lesões. De acordo com a professora Sandra Souza, praticada regularmente, de duas a três vezes por semana, ajuda a controlar o peso e a prevenir quedas e diversas doenças, incluindo depressão. Melhora, ainda, a postura e a capacidade funcional.

“A musculação é fundamental para os idosos. Por mais que a pessoa fuja de sua prática durante as diferentes fases da vida, terá que se render a ela na terceira idade. Por isso, vale a pena se conscientizar desde cedo sobre a sua importância, aproveitando os seus benefícios em todas as etapas de desenvolvimento”, finaliza Renata.

Edição 242

Março 2019

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