Estética

Não erre na maquiagem

Comentário(s) 05 março 2016

Quem nunca exagerou na dose do blush ou não percebeu aquele batom borrado no cantinho da boca que atire a primeira pedra. É quase que unânime um desses deslizes na vida de uma mulher que costuma se maquiar.

Sabendo disso, a maquiadora Renata Almeida ensina alguns truques para a mulherada não temer os pincéis e nem se descabelar quando algo dá errado.

Base diferente do tom de pele é um dos erros mais comuns na maquiagem e um dos mais evidentes, pois é impossível disfarçar o deslize, seja com uma base mais clara que a sua pele, ou mais escura. Renata ensina que para descobrir o seu tom, é necessário testar o produto no rosto: “Muitas mulheres compram a base fazendo o teste no dorso da mão, porém a prova tem de ser feita diretamente no rosto ou na região do maxilar e do colo. A base precisa se envolver com seu tom natural de pele”, explica.

Corretivo mais claro é outro deslize comum. Segundo a maquiadora, para camuflar as olheiras é necessário usar um corretivo exatamente do mesmo tom da sua pele ou corrigir com os produtos coloridos. O corretivo mais claro é útil para iluminar a região central do rosto, mas isso, só depois de ocultar as temidas olheiras.

Excesso de blush também faz parte dos grandes pecados da maquiagem. Quem nunca? Pois é. A recomendação da Renata Almeida é que aplique sem exageros na primeira pincelada: “O maior erro é concentrar o produto logo na primeira aplicação. Ao invés de ficar com ar de saúde, o blush exagerado vai deixar a make com ar artístico e over; prefira ir construindo a cor aos poucos”, diz ela.

Contorno exagerado ao invés de afinar o rosto vai ressaltar as marcações e deixar com cara de boneco de madeira, à lá Pinóquio. “Para contornar e criar a impressão de rosto mais fino, é necessário usar um pó ou base líquida dois tons acima da sua pele e aplicar exatamente na saliência que fica logo abaixo da maçã do rosto”, recomenda a maquiadora. Outro truque ótimo é esfumar bem a marcação, para que fique o mais natural possível.

Sombras demarcadas sem esfumar é outro erro terrível nas makes. Se a intenção é usar um mix de cores nos olhos, esfume: criar um degradê de tons é possível com a ajuda de um pincel de cabeça arredondada e cerdas fofinhas, mais conhecido como pincel de esfumar. Ele será o melhor amigo para esses momentos.

Batom borrado pode ser uma falha comum, mas muitas mulheres caem nesse pecado por tentarem aumentar os lábios, aplicando produto fora do contorno natural. “Os lábios possuem um contorno que vai um pouco além do limite da boca e é um pouco mais claro que os lábios. É exatamente em cima dessa marcação que se deve passar o lápis de boca ou batom, para criar o efeito de lábios volumosos”, alerta a Renata.

 

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica