Esportes

O melhor horário para fazer atividade física

Comentário(s) 19 junho 2019

Não há dúvidas de que praticar exercícios proporciona diversos benefícios à saúde e à vida das pessoas. Porém, poucos têm ideia de qual é de fato o melhor horário para treinar. Seria pela manhã, já que há mais energia e disposição? Ou à noite, o que ajudaria na qualidade do sono e diminuiria o estresse gerado ao longo do dia.

De acordo com o dr. Rubens Gagliardi, neurologista, professor titular de neurologia na Faculdade de Ciências da Santa Casa e presidente da APAN (Associação Paulista de Neurologia), qualquer hora é propícia para realizar exercício físico, desde que seja feito, com orientação profissional.

“Atividade física é essencial, todo mundo tem de fazer, é extremamente importante. Pode ser feita a qualquer instante do dia, não precisa ser de manhã, por exemplo. O interessante é a pessoa fazer no momento que ela se sinta melhor”, comenta.

Manter uma rotina de exercícios ao longo da semana traz diversos ganhos em termos de saúde. Dr. Rubens Gagliardi afirma que diminui as chances de infarto e derrame, amplia a capacidade cognitiva e a imunidade, além de influenciar um bom sono e reduzir o estresse.

Ele também aponta pontos positivos para o sistema neurológico. Entre os quais a melhora a parte circulatória, a diminuição do risco de AVC (acidente vascular cerebral), de demência, Alzheimer. Treinar ainda tem reflexos positivos ao humor, combate a depressão e a ansiedade.   ​​​​​​​

“Todo mundo deve ser estimulado a fazer exercício, a não ficar parado. Ninguém precisa ser atleta, mas a prática leve, como um aeróbico, musculação ou alongamento, é relevante”, ressalta dr. Rubens.

O ideal é praticar atividade física, independentemente do horário, mantendo regularidade para que se alcance um bom resultado e fazer um acompanhamento médico para saber qual rotina é melhor para cada organismo

Edição 247

Agosto 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica