Saúde

O que é dislexia, afinal?

Comentário(s) 08 maio 2016

bem viver

A dislexia é um distúrbio específico da linguagem existente em vários graus, mas, em geral, é caracterizada pela dificuldade de decodificar o estímulo escri­to e/ou o símbolo gráfico, relacionado dire­tamente à leitura, afetando a aprendizagem, ou seja, compro­mete a capacida­de do indivíduo de ler e escrever com fluência.

Como identi­ficar?

A dislexia mani­festa-se por meio de várias formas de dificuldades, tornando-se mais evidente durante a fase de alfabe­tização, como: as diferentes formas de linguagem (in­cluindo problemas de leitura), desempenho inferior em atividades fonológicas, dificulda­des em nomeações rápidas (rimas), memória verbal de curto prazo, omissão de sílabas, di­ficuldade na compreensão de textos, dificul­dade em assimilar sequências, dificuldades em aprender uma segunda língua.

Diagnóstico e tratamento

Ainda não se conhece a cura para a disle­xia, mas o diagnóstico é realizado por meio de exclusões, realizado por uma equipe mul­tidisciplinar, incluindo um neurologista. O tratamento consiste na interação entre os profissionais de psicopedagogia, psicologia e fonoaudiologia, com o objetivo de promover méto­dos e estratégias que atendam com maior efetividade as demandas in­dividuais de cada paciente.

A descober­ta precoce desse transtorno auxi­liará na melhora de seus relacio­namentos, seja no contexto familiar ou social.

Cristiane Aparecida Pavin Bruno é pedagoga e psicopedagoga clínica e institucional e Nivea M. Alves Savoy é psicóloga e psicopedagoga. Ambas atendem no Bem Viver – Centro Especializado em Saúde e Educação.
Contatos: 11-4607-0725, www.bemviversaudeeducacao.com.br

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica