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O que é pilates? Para que serve? Quem pode praticar?

Comentário(s) 28 fevereiro 2019

 pilates

 Pilates é um método de exercício físi­co inicialmente desenvolvido duran­te a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) para o ganho de força muscular, mas que hoje é usado para diversos fins, como o ganho de equilíbrio, melhora da flexibilidade e reabilitação.

O método pi­lates busca o uso mais eficiente e consciente possí­vel dos músculos durante os mo­vimentos e po­de ser praticado tanto com equipa­mentos específi­cos quanto sem eles. Também pode utilizar acessórios como bolas, elásticos etc. Todas as técnicas trazem vários benefí­cios, como perder peso, definir o corpo, aumentar a força, me­lhorar o equi­líbrio e a flexi­bilidade, mas devem ser re­alizados com orientação de um pro­fessor.

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1. Pilates para idosos: é uma forma de exercício de baixo impacto, ideal para idosos com ou sem lesões nos músculos, ossos ou ten­dões ou que não têm feito qualquer exercício recente­mente. Ajuda a manter o pe­so, aumentar a flexibilidade e a melhorar a coordenação e o equilíbrio.

2. Pilates para atletas: promove o desenvolvimen­to de técnica, força e flexibi­lidade que contribui para um melhor rendimento na prática de pilates outros esportes e, além disso, pode ajudar a diminuir as lesões do es­porte.

3. Pilates para crian­ças e adoles­centes: aju­da as crian­ças a aprender os limites do próprio corpo, desen­volvendo os músculos e ga­nhando flexibilidade e boa respiração, contribuindo para um crescimen­to e desenvolvimento mais saudável.

4. Pilates para gestantes: traz be­nefícios como forta­lecimento dos mús­culos, diminuindo as dores nas costas e ajudando a pre­venir a incontinên­cia urinária, que é frequente na ges­tação.

5. Pilates para recuperar de uma lesão: aju­da a recuperar a mobilidade depois de um trauma, como ossos fraturados, luxação mus­cular, dor de costas, como lombalgia, prin­cipalmente depois de um período de fisio­terapia.

Por meio de certos fundamentos, o pila­tes cria uma linha de exercícios eficiente, sem impacto, que busca melhorar a saúde e a força física do praticante. Por causa disso, qualquer um pode praticar. Idosos, crianças, adultos, gestantes… todos! Conforme a práti­ca é realizada, os exercícios aumen­tam de dificulda­de, acompanhando o desenvolvimento do praticante.

Por Raquel Dolce Fraga Grasson, professora de pilates.
Contato: 
(11) 99821-1098 e 4587-4978

Edição 243

Abril 2019

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