Saúde

Odontologia na medicina do sono

Comentário(s) 30 abril 2018

Dra. Denise F. Barbosa

Dra. Denise F. Barbosa

No Brasil, a odontologia do sono ainda não é uma especialidade, mas uma prática integrativa à medicina do so­no, uma especialidade médica. Segundo Mi­guel Meira e Cruz, médico e dentista portu­guês, “para atuar no sono temos de saber de sono e não de aparelhos orais”. Dessa forma, para o médico dentista, o fundamental é “sa­ber diagnosticar corretamente o doente, da­do que existem quase 90 doenças do sono, algumas das quais graves”.

A formação do profissional em medicina do sono requer conhecimentos da área médica com tamanha complexidade que foi necessá­ria a criação da Sociedade Brasileira do So­no (1985), reconhecida mundialmente, com 388 médicos do sono e 286 técnicos em po­lissonografia. Desde 2011, a SBS avalia cirur­giões-dentistas com conhecimento em odon­tologia na medicina do sono e dá a certifica­ção para os que comprovam conhecimen­to em diagnosticar corretamente os distúr­bios relacionados ao sono. Hoje, existem no Brasil 64 cirurgiões-dentistas com a certifi­cação em odontologia na medicina do sono.

Por assim dizer, para que o paciente porta­dor dos distúrbios respiratórios relacionados ao sono possa ser melhor atendi­do na odonto­logia, o médi­co do sono po­de fazer a consulta na www.absono.com.br e prescrever, para um dos cirurgiões-dentistas certificados, a adaptação com aparelho oral no tratamento de ronco e apneia.

A clínica DFB possui profissional certifi­cada pela ABSONO em odontologia na me­dicina do sono, além de ter a exclusivida­de do DIORS®, aparelho oral para tratamen­to de ronco e apneia, com mais de 300 pa­cientes tratados.

Se você possui algum problema respirató­rio durante o sono, como ronco e apneia, e quer saber como tratar, agende uma avalia­ção para maiores esclarecimentos.

Por dra. Denise Fernandes Barbosa, cirurgiã-dentista certificada em odontologia na medicina do sono desde 2011.

Contatos: 11-4521-9494 e 11-97647-5816, www.clinicadfb.com.br

Edição 232

Maio 2018

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica