Tendência

Os 12 passos para o altar

Comentário(s) 23 abril 2015

noivos

O iCasei (www.icasei.com.br ), especialista em casamentos, montou o “12 passos para o casamento”, um cronograma especial com todos os serviços e produtos necessários para que a cerimônia seja um grande sucesso e, o mais importante, sem estresse. Para montar esse cronograma, ouviu a assessora de casamentos Sylvia Queiroz e detalhou todas as etapas que antecedem o casamento, durante um ano, dando início à contagem regressiva para o grande dia!

Tudo começa com a preparação da lista de convidados. “Os noivos precisam saber que uma eventual variação no número de convidados tem que ser mínima, pois isso gerará custos adicionais em todos os serviços contratados dali em diante”, afirma Sylvia Queiroz. A assessora também valoriza todo o processo de pesquisa. “É preciso lembrar que para cada serviço ou produto necessário para o casamento deve-se encomendar pelo menos três cotações de preços às empresas de cada segmento. Assim, os noivos terão condições de comparar preços de produtos e serviços, para tomar decisões de forma acertada”.

Os 12 passos para o altar

Faltando 12 meses…
Igreja, espaço, e buffet. 
Sem local não há casamento! Por isso, o primeiro passo, depois de definidas a data e lista de convidados, é procurar o local ideal para o grande dia e escolher o buffet que irá servir os convidados. Esse passo definirá todo o modelo do casamento, e alguns espaços têm fila de espera de mais de um ano. Portanto, quanto mais rápida essa definição, melhor!

Faltando 11 meses…
Fotógrafo, filmagem, DJ (som e iluminação de pista, projeção, telas) ou banda (som e iluminação de palco e pista, projeção, telas).
As empresas de foto, vídeo e sonorização, especializadas em casamento estão com suas agendas cada vez mais disputadas. Para garantir a contratação dos profissionais dos sonhos é preciso que se feche negócio com bastante antecedência, ainda mais se os noivos quiserem algo específico e personalizado.

Faltando 10 meses…
Decoração, buquê e gerador.
A decoração do casamento é um item muito importante e caro. Quanto antes fechar o contrato, melhores as condições de pagamento. E o gerador é um item essencial para que nada estrague esse momento único. Sem energia elétrica, não há festa.

Faltando 9 meses…
Locação do mobiliário, toalhas, sousplats, tapetes, lustres.
Para complementar a decoração, a reserva de itens como mobiliário, toalhas, souplats, tapetes e lustres deve ser fechada logo em seguida, para que a ambientação fique toda resolvida e alinhada ao mesmo tempo. Essa escolha geralmente é acompanhada pelo decorador.

Faltando 8 meses…
Convidar padrinhos, damas e pajens, lua de mel, documentação para viagem, enxoval, listas de presentes para casamento e chá bar/chá de cozinha.
Há 8 meses do evento, as pessoas que farão parte da cerimônia precisam ser convidadas: padrinhos, daminhas e pajens. Assim, eles já ficam cientes da data e a reservam, não correndo o risco de ficar sem padrinho em cima da hora. Também é necessário providenciar a lista de presentes e o enxoval. Planeje também com antecedência o chá bar ou chá de cozinha. Além destes itens, as datas e locais da lua de mel precisam ser definidos para a obtenção das  reservas de hospedagem e transportem.

Faltando 7 meses…
Coral para a cerimônia, show extra para a madrugada, site dos noivos, “Save the date” para os convidados de fora da cidade.
Com apenas 7 meses pela frente é preciso escolher o coral e as músicas que serão executadas. Shows musicais extras também precisam ser escolhidos e contratados com antecedência. Se os casais quiserem fazer um site, a hora é agora. Tudo começa com o Save The Date para os convidados de fora da cidade, para que já se planejem e não percam a festa.

Faltando 6 meses…
Detalhes religiosos (certidão de batismo atualizada e curso de noivos), vestido de noiva e véu, convite do casamento e calígrafo.
Entrando na metade do caminho para o altar precisam ser tratados detalhes religiosos, como curso dos noivos, pedido de certidão de batismo atualizada (para casamentos católicos) e demais documentos normalmente solicitados pelas religiões. É chegado o momento de decidir o vestido de noiva e o véu (que também podem ser vistos antes deste prazo), e a confecção dos convites de casamento, para que cheguem a todos os convidados em tempo.

Faltando 5 meses…
Acessórios da noiva (cabelo, brincos e sapatos), traje do noivo, alianças, dia da noiva / noivo.
Definido o vestido, os acessórios da noiva já podem ser escolhidos, assim como o traje do noivo, que deve seguir o padrão da cerimônia – quanto mais formal a festa, mais formal o traje dos noivos.
O dia da noiva, com as provas de cabelo e maquiagem, também já precisa ser agendado e definido, até porque a noiva pode querer agendar horário para as madrinhas no mesmo local, o que exigirá agendamento prévio do salão de beleza. É o momento de confecção das alianças.

Faltando 4 meses…
Automóvel (locação), topo de bolo, lembrancinhas para convidados, hotel para núpcias.
Este é o momento para definir o hotel para a noite de núpcias e o automóvel que levará a noiva para a igreja e para a suíte nupcial. É preciso estar atento ao volume do vestido para que a noiva fique bem acomodada no automóvel.
Também devem ser definidos e encomendados nesta etapa o topo de bolo e as lembrancinhas para os convidados.

Faltando 3 meses…
Casamento civil (entrada da documentação e data marcada com o cartório), doces e bolos, entrega dos convites (todos os convidados devem recebê-los até 30 dias antes do casamento).
O frio na barriga começa a aumentar. Faltando 3 meses para o grande dia, alguns protocolos técnicos, como o casamento civil, precisam ser marcados e a entrega oficial dos convites deve ser iniciada. Além disso, essa é a fase da definição dos doces, bolos e bem-casados, com degustações que valem a pena!

Faltando 2 meses…
Bebidas (compradas e/ou consignadas), bar de caipirinha (bartenders), realização dos chás de cozinha ou bar, reunião musical com dj ou banda, porta-alianças, presentes para daminhas e pajens, recreadores infantis (no caso de muitas crianças na recepção).
A dois meses do casamento é preciso comprar as bebidas e contratar o bar de caipirinhas (caso haja). Além disso, é necessário providenciar os presentes para  daminha e pajem, recreadores infantis (caso necessário), o porta-alianças e a reunião final com o DJ ou banda da festa.Agora começa a fase de definição dos detalhes, porque os itens mais importantes já devem estar todos definidos.

Faltando 1 mês…
Adereços de pista, valet (igreja e recepção), seguranças, ambulância (se necessário), cuidados pessoais (cabelo e pele, massagens, clareamento), teste do cabelo e maquiagem, última prova do vestido e terno, ensaio da cerimônia (se preciso), retirada dos trajes.
Coração na boca! Falta pouco para o momento mais esperado e agora começam os cuidados finais, como compra dos adereços para a pista da balada, contratação de valet, segurança e ambulância (caso necessário). É a hora das provas de cabelo e maquiagem, da retirada dos trajes, além do ensaio da cerimônia. É o momento, também, dos noivos se cuidarem e relaxarem, procurando massagens, cuidados com a pele e cabelo para que tudo fique perfeito. É o momento do relax.

Na semana anterior ao evento
Com tudo já definido, chegou a hora da confirmação de todos os serviços e produtos contratados com os fornecedores, e agendamento do horário de montagem do evento e da chegada dos profissionais. Atenção, também, para a confirmação de todas as reservas da lua de mel, incluindo voos e hotéis para núpcias e viagem.

Chegou o grande dia.
Agora é só comemorar!

 

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica