Esportes

Os benefícios da dança

Comentário(s) 29 abril 2019

dancaA dança pode trazer inúmeros benefí­cios: terapêuticos, culturais, sociais, educacionais e até outros cientifica­mente comprovados. Como em toda ativi­dade física, em uma aula de ritmos o cére­bro libera serotonina, substância que traz a sensação de alívio, melhorando o humor e o sono.

Ela pode ser praticada co­mo um exercício físico, uma atividade de integração so­cial ou como uma atividade de lazer. “Dançar é uma ativi­dade comprovadamente te­rapêutica, faz bem ao corpo, ao coração e à mente, e não demanda nada mais do que tempo e disposição. Além disso, a dança é uma ativi­dade física para todas as pes­soas, todo mundo pode se jogar no ritmo de uma aula dessas”, garante Altino An­drade, profissional de edu­cação física da Rede de Aca­demias Just Fit. Confira os benefícios:

1- Combate o estresse: o exercício feito de maneira lúdica e divertida diminui a tensão e relaxa a musculatura.

2- Controla a ansiedade: além de estimu­lar a concentração, a dança acalma e tran­quiliza.

3- Melhora a comunicação: diminui a difi­culdade de se expressar em público por tra­balhar a comunicação corporal.

4- Aumenta a autoestima: à medida que os movimentos e passos vão se tornando mais fáceis de serem feitos e memorizados, o cor­po transmite uma mensagem de autocon­fiança para o cérebro e, assim, faz aumen­tar a autoestima.

5- Queima calorias: uma hora de aula pode queimar até 700 calorias!

6- Turbina a capacidade sanguínea: a dança aumen­ta a frequência cardíaca, es­timula a circulação do san­gue, melhora a capacidade respiratória e queima mui­tas calorias.

7- Melhora a flexibilidade: dá elasticidade e melhora a postura ao caminhar e exe­cutar as tarefas do dia a dia.

8- Tonifica os músculos: pernas, glúteos e barriga se enrijecem ao treinar os no­vos passos.

9- Exercita o equilíbrio: a coordenação mo­tora é ativada com a dança, o corpo passa a se movimentar com mais ritmo e agilidade.

10- Elimina líquidos e toxinas: por aumen­tar a transpiração, ajuda a limpar o organis­mo e, assim, eliminar os líquidos que estão retidos em excesso e as toxinas que prejudi­cam o bom funcionamento corporal e que, se acumuladas, podem causar doenças.

 

 

Edição 245

Junho 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica