Saúde

Os benefícios da massagem para a saúde

Comentário(s) 29 março 2016

Benê Camargo

Benê Camargo

Ela é divina, re­laxa os mús­culos tensos e aumenta o fluxo san­guíneo da pele (bem-vinda, bochecha cora­da). Mas os benefícios vão além do que vo­cê imagina. Até o sis­tema imune fica mais ativo com uma mas­sagem. Um toque, is­so é o necessário para fazer as coisas acon­tecerem. Logo que as células nervosas sen­tem uma pressão fir­me na pele, elas dis­param, em uma fra­ção de segundo, o si­nal de relaxamento para o cérebro, que ativa o sistema nervoso parassimpático. Nome longo, propósito sim­ples: ele combate o estresse.

- Pulmão e barriga

O nervo vago, a principal rodovia paras­simpática entre o cérebro e os órgãos vitais, envia uma mensagem para os pulmões res­pirarem mais lenta e profundamente e para o sistema digestivo pegar o ritmo. O inverso acontece quando você está esgotada: os pul­mões trabalham demais e o estômago demo­ra, para processar os alimentos.

- Coração

Durante massagens nas costas, pescoço ou peito, o ritmo cardíaco pode diminuir em mais de dez batimentos por minuto. A pres­são arterial cai até 8%.

- Sistema imune

Estimuladas pela pressão suave da mas­sagem, as células brancas do sangue, res­ponsáveis por combater infecções, aceleram sua atividade. Elas fazem uma patrulha vigi­lante, caçando e ajudando a matar as células virais, bacterianas e cancerígenas.

- Hormônios do estresse

Aquelas mãos que circulam sobre o seu corpo – mesmo que seja uma automassa­gem – podem fazer maravilhas a quem sofre com ansieda­de. O nervo vago ins­trui as glândulas su­prarrenais a reduzir a liberação de hor­mônios do estresse, como cortisol e vaso­pressina.

- Cérebro

As ondas cerebrais começam a mudar. Se for de manhã e você está desperta, pode se sentir mais alerta depois de uma massagem. Caso receba a sessão à noite, as ondas cere­brais podem influenciar o padrão de sono, in­duzindo-a a dormir profundamente. Provo­cado pelos nervos parassimpáticos, o cére­bro também intensifica a produção do neuro­transmissor do bom humor, a serotonina.

- Mecanismo de dores

A massagem desencadeia um poderoso alí­vio natural da dor. No caminho para o cére­bro, a pressão captada pelas células nervosas da pele passa pela medula espinhal, um dos centros de dor do corpo. E sinais de pressão viajam mais rápido do que sinais de dor, blo­queando temporariamente quaisquer sinto­mas desagradáveis. Isso pode explicar por­que seu instinto é pressionar um ponto do­loroso depois de se machucar.

Benê Camargo é massoterapeuta.

Atende na R. Benjamin Constant, 271, Jundiaí, SP. Tel. 11-99850-7625

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica