Esportes

Os benefícios do Pilates para gestantes

Comentário(s) 22 dezembro 2015

cnm 1O Pilates vem ganhando um grande número de adeptos em diferen­tes grupos o segmentos e um deles é formado pelas gestantes.

O trabalho de forta­lecimento do assoalho pélvico e de respiração auxilia as mamães no parto e no pós-parto. O fortalecimento da mus­culatura dos membros superiores e inferiores e dos músculos que sus­tentam a coluna auxilia durante a gestação conforme o corpo vai se adaptando e a barriguinha vai aparecendo e ganhando peso. O alongamento trabalhado junto com os exercícios auxilia nas dores tra­zidas pela nova postura adotada pelas ma­mães para maior conforto, principalmente no fim da gestação.

cnm 2De acordo como os meses as restrições aumentam e é preciso ficar atento às res­trições.

- Primeiro trimestre: a mamãe costuma sentir cansaço e náuseas. Evitar durante to­da a gestação exercícios que exijam flexão de tronco; e é de extrema importância a libera­ção do médico para realizar os exercícios.

- Segundo trimestre: a mamãe começa a perceber as modificações em seu corpo, e precisamos trabalhar o fortalecimento mus­cular, alongamento, exercícios propriocep­tivos e estabilizadores, preparando o corpo para entrar mais saudável na próxima fase da gestação.

- Terceiro trimestre: cuidado com o des­conforto, dores nas costas, frouxidão liga­mentar, mudança no centro de gravidade, inchaço, evitar ficar na posição deitado por mais de dez minutos. Os exercícios devem proporcionar maior conforto e alívio das do­res para as mamães.

cnm 3No pós-parto, após a liberação do médi­co, as mamães já po­dem retornar à prática do Pilates, que auxilia­rá na qualidade de vida; no fortalecimento mus­cular da coluna, mem­bros superiores (bra­ços), membros inferio­res (pernas); nas no­vas posturas como, por exemplo, a de amamen­tar; na recuperação da musculatura do assoa­lho pélvico e dos mús­culos abdominais; no relaxamento e na dis­posição para a nova ro­tina, interferindo diretamente na saúde da mamãe e do bebê, já que eles podem fazer as aulas juntos.

No Studio de Pilates do CNM Sport Center você encontra um espaço amplo, climatizado e equipado, com uma equipe especializada para recebê-los em um ambiente familiar e descontraído. Agende uma aula experimen­tal e conheça melhor o nosso trabalho.

Lais Giollo é educadora física e especialista em Pilates e atua no CNM Sport Center, que fica na Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 368, Jundiaí, SP. Tel. 11-4582-5233, www.academiacnm.com.br

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica