Saúde

Osteopatia em domicílio

Comentário(s) 06 agosto 2017

osteopatia

Osteopatia é um sistema autô­nomo de cui­dados de saúde pri­mário, que se baseia no diagnóstico dife­rencial, bem como no tratamento de várias disfunções e preven­ção da saúde, sem o auxílio de fármacos ou cirurgia. A osteopa­tia enfatiza a sua ação centrada no pacien­te, em vez do sistema convencional centra­do na doença.

É cada vez mais comum pacientes se quei­xarem de dores estruturais (tecido múscu­lo-esquelético) ao longo da vida, e a osteo­patia estrutural surge como recurso terapêutico manual para avaliação e tratamento deste sistema.

O terapeuta com a forma­ção em osteopatia estrutural é capaz de diagnosticar e cor­rigir as disfunções nos teci­dos ósseo, muscular, neural, fascial e ligamentar. Baseia-se na biomecânica corporal, compreendendo o funciona­mento de todo o corpo de for­ma integrada, entendendo que qualquer al­teração tecidual pode quebrar a homeosta­se do corpo e gerar sintomas.

O objetivo das técnicas é o de devolver a função específica de cada tecido restrito e, as­sim, melhorar a homeostase e a capacidade do corpo se encontrar a própria cura. A oste­opatia estrutural é in­dicada para:

- Protusões e hér­nias discais;

- Dores ciáticas;

- Torcicolos e cervi­calgia;

- Lombalgias agudas ou crônicas; Mariana Balta

- Tendinites;

- Entorses e traumas;

- Disfunções esportivas e ortopédicas.

O atendimento domiciliar consiste na co­modidade de o paciente ser atendido em sua própria casa. Em alguns casos, para os pacien­tes mais debilitados é mais cô­modo receber um profissio­nal qualificado em sua casa, do que se dirigir até alguma clíni­ca. No atendimento em domi­cílio não faltam recursos para que o paciente se recupere de lesões ou disfunções, individu­alizando cada tratamento para a necessidade do paciente.

Agende já sua avaliação!

Artigo da fisioterapeuta Mariana da Quinta Baltazar (Crefito- 3/194154-F) é fisioterapeuta graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com especialização em reabilitação aplicada ao esporte pela Unifesp e osteopatia estrutural pelo Idot. Contatos: 11-99997-3005, marianabaltazar.fisio@gmail.com

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica