Estética

Pele do rosto hidratada no inverno

Comentário(s) 01 agosto 2019

Basta a temperatura cair um pouco para a pele ficar seca, áspera e irritada. Principalmente a pele do rosto, não é mesmo? E essa situação pode piorar no inverno, estação em que o frio prevalece. Por isso, pensando em uma saúde do rosto e ressaltando a importância da hidratação, a dermatologista Camila Moulin listou alguns segredos que vão ajudar a manter a pele facial hidratada no inverno.

Para ela, uma frase é básica e importante de ser guardada: “Uma coisa é certa: qualquer hidratação é melhor do que nenhuma hidratação”.

E, pensando nisso, a dermatologista dá a dica: “Muitas pessoas têm “medo” (isso é real, a gente vê no consultório) de hidratar a pele por ela ser oleosa. No entanto: óleo e água são imiscíveis, a gente aprendeu na escola, lembram? Busque na embalagem os dizeres “livres de óleo” e você estará entregando a água que sua pele precisa nesse inverno, sem no entanto piorar a sua oleosidade ou desencadear acne. O medo paralisa é só piora o quadro. Se estiver na dúvida, uma consulta com sua dermatologista de confiança pode ajudar. Mas por favor: não deixe de hidratar!”

Quando o assunto é pele seca, Camila aponta: “Elas sofrem ainda mais no inverno. Vejo dermografismo, eczema, disidrose – enfim, um sem número de condições relacionadas a secura da pele que piora no inverno. Para estas eu indico hidratantes mais densos, máscaras faciais e até mesmo hidratação injetável no consultório. É preciso hidratar para manter a pele integra e protegê-la de todas as condições que podem surgir no inverno mais rigoroso.”

Devo insistir em um óleo facial?

“Somente, única e exclusivamente se sua pele não tiver tendência a acne. Se você for mulher e já estiver na menopausa, sem acnes, e bem provável que o óleo facial lhe traga muitos benefícios sim”, responde Camila Moulin.

Água micelar e termal substituem o hidratante?

“Não mesmo. Veja bem: água micelar é utilizada para limpeza, já a água termal para inflamação (ela tem propriedades anti-inflamatórias). Apesar do nome conter “água”, não entram na categoria hidratantes. É preciso usar, pelo menos, um tônico hidratante após a utilização de ambas”, diz a médica.

É preciso que o hidratante tenha proteção solar?

“O hidratante com proteção solar facilita (e muito!) a vida de quem está sempre correndo e não tem muito tempo para de dedicar aos cuidados com a pele. No entanto, ele fica restrito ao dia. Um hidratante comum pode ser tanto utilizado para manhã antes do filtro, como a noite, antes de dormir”, aponta a dermatologista.

E, por fim, que tal uma dica de hidratação caseira?

Para a pele seca é possível fazer hidratação caseira. Não recomendo (mesmo!) fazer máscara de hidratação em casa se sua pele for oleosa.

Máscara para pele seca

1 abacate

2 colheres de sopa de iogurte

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de mel

A pele seca ficará mais hidratada com essa máscara. As gorduras do abacate e do azeite ajudam a selar possíveis rachaduras entre as células. Para completar, o mel e o iogurte vão deixar a pele suave ao toque. Preste atenção para proteger a raiz dos cabelos. Deixe por 5 a 10 min e retire com seu sabonete de preferência.

Edição 246

Julho 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica