Estética

Pele oleosa: dicas para manter a maquiagem intacta durante o dia

Comentário(s) 21 novembro 2019

mulher maquiagem

As mulheres que são amantes de maquiagem e têm pele oleosa sabem a dificuldade que é manter a base, o pó, o contorno, e todos os detalhes da make perfeitos durante todo o dia. O brilho excessivo, sensação pegajosa e aspecto gorduroso no rosto, são algumas características que acompanham e incomodam quem sofre com a oleosidade.

Pensando nisso, o maquiador Paulo Lobo, do Oliver Salon, separou algumas dicas para dar um basta no problema e fazer com que a maquiagem não derreta no rosto. Precauções devem ser tomadas desde a lavagem da cútis logo ao acordar, até o retoque, deixando a aparência fresh por mais tempo.

Para começar, a higienização da face deve ser feita com sabonete antioleosidade. Para a limpeza, pode-se optar também por água miscelar, o mercado conta com diversos desses cosméticos próprios para quem quer evitar o excesso de brilho. O próximo passo é usar um tônico adstringente, para desobstruir os poros e deixá-los menos dilatados. Existem inúmeras receitas caseiras próprias para reduzir essa dilatação.

A hidratação também não pode faltar, mesmo as peles oleosas precisam de hidratantes para não causar o efeito rebote. Mas, lembre-se de não pesar a mão na hora de aplicar o produto. Um truque fácil, barato e infalível é colocar soro fisiológico dentro de um borrifador e, antes de passar o hidratante, fazer uso dessa receita. Vale lembrar que a área dos olhos, geralmente, é seca e necessita de hidratação intensa independente do tipo de pele que a pessoa tem.

Após preparar a pele, pode partir para a make obedecendo as seguintes orientações:

Antes de qualquer coisa: primer

O primer auxilia no processo de redução dos poros, deixando a pele com aspecto porcelana e criando uma película que ajuda a impedir que o sebo natural do rosto comprometa a maquiagem. Opte sempre por versões antioleosidade e aplique, de forma uniforme, em todo o rosto.

Escolha base matte

A base matte é livre de óleo na composição e contribui na missão de reduzir o brilho provocado pela oleosidade natural. Além disso, ajuda a uniformizar o tom da pele sem agravar o problema. Para melhorar ainda mais, aplique o cosmético com pincel próprio em sentidos cruzados, formando um X. Essa técnica mistura a base e auxilia a eliminar o sebo. Uma boa dica para escolher o produto correto, é observar o frasco: as bases com o vidro fosco são próprias para rostos oleosos.

Utilize corretivo específico

Achar um bom corretivo para peles oleosas e com acne se torna uma tarefa árdua, uma vez que ninguém quer ficar com a cara cheia de brilho e derretida após algumas horas com a maquiagem. Por isso, opte por marcas que ofereçam alternativas que ajudem a acabar com o infortúnio. Muitos promovem efeito matte, sendo o mais indicado.

Use e abuso do pó fácil

Esse é o maior aliado da mulher com pele oleosa. Após aplicar a base e o corretivo, o pó se faz indispensável para selar tudo que foi feito até o momento. Para uma cobertura melhor e fazer com que a make fique intacta por mais tempo, pressione o produto contra o rosto com o auxílio de uma esponja. Atualmente existem algumas opções no mercado de pó que ajuda a combater a oleosidade.

Faça retoques

Nos dias mais quentes e úmidos, característicos do verão, fica mais difícil enfrentar o problema. Por isso, o retoque é indispensável para se manter sempre linda. Nessas horas, não pode faltar um pó facial dentro da bolsa. Para não errar no tom, prefira os translúcidos ou pó banana.

Lenços antibrilho e oil control também devem ser companheiros fiéis. Essa é uma maneira simples e rápida de evitar que a maquiagem derreta. Além disso, uma boa saída é utilizar produtos a prova d’água e passar fixador após terminar de aplicar os cosméticos, assim, evita de os produtos borrarem.

Edição 250

Novembro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica