Esportes

Pilates como tratamento para coluna

Comentário(s) 26 novembro 2019

A dor na coluna vertebral afeta 70% a 80% da população em alguma época da vida, sendo a causa mais comum de inatividade em pessoas com 45 anos de idade e mais jovens. A localização anatômica da dor na população geral é a seguinte: cervi­cal, 36%; torácica, 2%; lombar, 62%.

Joseph Humbertus Pilates criou uma sé­rie de exercícios ba­seados nos movimen­tos progressivos que o corpo é capaz de exe­cutar. Durante a Pri­meira Guerra Mun­dial, Pilates iniciou o uso das molas nas ca­mas de hospital, de­senvolvendo um sis­tema que inspirou a criação de seus equipa­mentos e de seu método.

O método pilates é uma série de exercícios para melhorar a flexibilidade, consciência cor­poral, equilíbrio e força. Indicado para qual­quer faixa etária, esse método contém as mo­dificações e adaptações adequadas para os di­ferentes indivíduos e patologias, respeitando as características e limitações de cada pessoa. O método engloba exercícios nos quais são uti­lizados seis princípios: concentração, contro­le, precisão, fluidez do movimento, respira­ção e contração do centro de força.

O método trabalha preservando as curvas fisiológicas da coluna, com contração do po­wer house, focando nos músculos posturais que ajudam a manter o balanço corporal, que é essencial para dar suporte à coluna. Nos últimos anos, o método pilates tornou-se uma das técnicas mais utilizadas por fisio­terapeutas para reabilitação de problemas ortopédicos, na área esportiva e neuroló­gica, focando princi­palmente na estabili­zação da coluna.

A melhora da dor se dá pelo reequilí­brio da musculatu­ra, na qual se promo­ve a flexibilidade dos músculos encurtados e o fortalecimento da musculatura profunda que estabiliza a colu­na, melhora da postura e um melhor alinha­mento vertebral.

Venha conhecer pessoalmente os bene­fícios que o método pilates pode trazer pa­ra sua saúde.

O Studio Vital Core Pilates tem o certificado de qualidade e eficiência nos atendimentos, venha melhorar sua qualidade de vida.

Por dra. Thaynara Bispo,  fisioterapeuta (Crefito 207272F) do Studio Vital Core Pilates, que fica na Rua Barão de Teffé, 269, Parque do Colégio, Jundiaí – SP. Contato: (11) 96396-6679

Edição 250

Novembro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica