Esportes

Pilates e funcional para emagrecimento

Comentário(s) 05 agosto 2017

Quando o assunto é emagrecer, for­talecer a musculatura ou apenas cuidar da saúde, essas duas mo­dalidades – o pilates e o treinamento fun­cional – são extremamente indicadas. Sai­ba o motivo:

pilatesO pilates trabalha a concentração, a cons­ciência corporal, a respiração, a força, o equi­líbrio, o fortalecimento glo­bal do corpo, utilizando co­mo base para seus exercí­cios os músculos abdomi­nais e glúteos. Dessa forma, ele exige que nossa muscu­latura mais profunda traba­lhe, influenciando na melho­ra, por exemplo, de patolo­gias na coluna e da postura; a respiração ajuda no aumen­to do fluxo sanguíneo, na ace­leração do metabolismo e na regeneração dos tecidos. O gasto calórico nas aulas de pilates depende da intensi­dade dos exercícios e da flui­dez das aulas.

O treinamento funcional pode ser trabalhado com o peso do corpo ou com car­gas vindas dos seus mais va­riados acessórios, e contribui para o gasto calórico que depende da inten­sidade da aula. Como? O indivíduo aciona os músculos e articulações de forma global, de­senvolvendo assim uma melhora na coorde­nação motora, na flexibilidade, na agilidade, no equilíbrio, na força e na aptidão cardior­respiratória.

O treino pode variar a cada aula, ou pode manter o mesmo modelo/estrutu­ra, variando os exercícios por um período. Esse método de treino au­xilia a melhora do tônus muscular, o aumento da massa magra e a di­minuição do percentual de gordu­ra, levando ao resultado da defi­nição do corpo e, por movimen­tar muitos mús­culos num mes­mo exercício, au­menta também a frequência cardíaca, levan­do à otimização da queima de calorias, atingindo assim o objetivo de perder peso.

pilatesTrabalhados em conjun­to, os resultados adquiridos são ainda maiores. O pilates pode servir como base pa­ra o treinamento funcional, preparando a musculatura profunda, o controle do cor­po e da respiração, influen­ciando diretamente na defi­nição muscular, no ganho de massa magra e na evolução do exercícios, o que propor­ciona uma melhor evolução dos exercícios e maior inten­sidade da aula.

Para atingir os objetivos, a alimentação e o acompanhamento de um profissional qua­lificado são imprescindíveis, para emagre­cer e não se lesionar. Nós, do Inspira Stu­dio, temos uma estrutura climatizada, equi­pada para treino funcional e pilates, profis­sionais qualificados, e grupos reduzidos pa­ra melhor atender nossos alunos. Conhe­ça nosso espaço e nosso trabalho agendan­do uma aula experimental pelo whats 11- 99321-6533 ou pela fanpage facebook.com/ ispilatesefuncional.

Artigo da professora do Inspira Studio Laís Giollo, especialista em Método Pilates: prescrição do exercício físico e saúde, e certificada pelo Core 360

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica