Esportes

Pilates para crianças e adolescentes

Comentário(s) 26 abril 2019

 pilates criancas

 Como já sabemos, o método Pilates é uma prática de atividade física que res­peita a individualidade e a necessidade de cada pessoa, podendo ser in­serida na vida de crian­ças e adolescentes com o objetivo de contribuir no desenvolvimento físico, motor e psicológi­co. Por meio do elo entre corpo e mente pro­porcionado pelo Pilates é possível trabalhar, além da flexibilidade e socialização:

- Físico: estimula o crescimento ósseo ade­quado, assim como uma musculatura sau­dável, com tonificação, mas sem excesso de massa muscular.

- Respiração: melhora da dinâmica respi­ratória e da ventilação pulmonar, sendo um grande auxílio na melhora dos quadros de problemas respiratórios.

- Postura: desenvolve a noção do corpo, criando uma consciência dos limites e das possibilidades de movimentos. Auxilia tam­bém no desenvolvimento da coordenação motora.

- Mente: na parte mental, trabalha con­centração e foco, capacidade de autocontro­le, melhora a memória, promove o autoconhe­cimento.

- Emocional: melho­ra a autoestima e a au­toconfiança, aumenta a tolerância ao esfor­ço sistemático, criando capacidade de supera­ção e maior estabilida­de emocional.

O Pilates é uma atividade que ajuda as crianças e adolescentes de maneira global, corpo e mente. A prática faz com que eles se sintam melhor, ajudando-os a relaxar quan­do estiverem estressados.

Vale lembrar que crianças e adolescentes fisicamente saudáveis tornam-se adultos fí­sico e psicologicamente saudáveis.

Para poder praticar o Pilates a criança de­verá passar por uma avaliação física, que tam­bém inclui uma aula experimental.

Agende um horário e venha conhecer nos­so espaço!

Por Luciana das Neves Teixeira, fisioterapeuta. Contato: (11) 95556-0910, 3395-7562

Edição 246

Julho 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica