Esportes

Pilates para idosos

Comentário(s) 02 julho 2019

Thaynara Bispo

Thaynara Bispo

O envelhecimento fisiológico com­preende uma série de alterações nas funções orgânicas devido ex­clusivamente aos efeitos da idade avança­da sobre o organismo, fazendo com que o mesmo perca a capacidade de manter o equilíbrio homeostático e que todas as funções fisiológicas gradualmente come­cem a declinar.

Segundo o IBGE, existem cerca de 23,5 milhões de brasileiros na terceira idade e estipula-se que, em 2026, o Brasil se­rá o sexto pa­ís com mais idosos no mundo.pilates para idoso

Na terceira idade, o cor­po apresen­ta-se mais frágil e a pes­soa fica sujei­ta a diversas patologias, por isso, é muito importante praticar atividades físicas e ter uma boa alimentação durante essa fase.

Quando se pratica Pilates, o corpo ganha um maior condicionamento, que ajuda no fortalecimento dos músculos e na melho­ra da flexibilidade, por isso, o método é um grande aliado pa­ra as pessoas que se encontram na terceira idade.

pilates para idoso

O pilates para idosos tem ga­nhado cada vez mais adeptos, pois é uma técnica dinâmica que visa trabalhar for­ça, alongamento e flexibilidade, preocu­pando-se em manter as curvaturas fisio­lógicas do corpo e tendo o abdômen como centro de força, o qual é trabalhado cons­tantemente em todos os exercícios da técnica, realizados com poucas repetições.

A técnica apresenta muitas varia­ções de exercícios e benefícios que ajudam a prevenir e proporcionar um alívio de dores crônicas.

pilates para idoso

Pode ser realizada por pessoas que buscam alguma atividade física, por indivíduos que apresentam algu­ma patologia ou cirurgia musculoes­quelética onde a reabilitação é ne­cessária, e também por esportistas que visam melhorar sua performance.

No idoso, o método pilates trabalha prin­cipalmente o fortalecimento muscular, a fle­xibilidade, a pos­tura, os equilí­brios estáticos e dinâmicos, a co­ordenação mo­tora, a estimula­ção propiocepti­va, a melhora da capacidade car­diorrespiratória e a consciência corporal.

Mas lembre-se: na terceira idade não é necessário es­perar ter algum problema para começar a praticar pilates. O importante é que se comece a prati­car desde já pa­ra ajudar na pre­venção!

Por Thaynara Bispo, fisioterapeuta (Crefito 207272F) da Vital Core Pilates, que fica na Rua Barão de Teffé ,269, Jundiaí, SP. Contato: (11) 96396-6679

Edição 245

Junho 2019

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