Esportes

Pilates para todos!

Comentário(s) 25 fevereiro 2017

O Pilates, seja praticado no solo ou em aparelhos, leva o praticante a de­senvolver uma consciência corpo­ral, assim como um maior controle na exe­cução dos movimentos associados à respira­ção. Como as aulas são desenvolvidas a par­tir de uma avaliação postural, mesmo quan­do realizadas em grupos, os exercí­cios físicos espe­cíficos podem ser aplicados de for­ma a respeitar as necessidades de cada aluno.pilates

- Crianças e adolescentes As aulas no solo utilizam bolas, dis­cos propriocepti­vos, rolos e outros acessórios, assim como atividades lúdicas. O objetivo final é melhorar a postura, a coor­denação motora, a flexibilidade e o equilíbrio, favore­cendo a redução dos vícios postu­rais que começam na infância.

- Gestantes Uma das principais razões que torna o Pila­tes tão bom para as gestantes, é porque ele é uma atividade física de baixo impacto e ótimo para auxiliar no fortalecimento dos músculos centrais do corpo. Se o abdômen, as costas e o assoalho pélvico estão tonificados, eles su­portarão com mais conforto e resistência o período de gestação e a hora do parto.pilates

- Idosos São muitos os benefícios proporcionados pelo Pilates aos idosos: alívio da dor, princi­palmente as lombares, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade e alí­vio do estresse, en­tre outros. A gran­de vantagem está na melhora da au­toestima do prati­cante, uma vez que ele consegue rea­lizar uma série de exercícios físicos que até então, não se julgava capaz.

- Atletas Está mais do que provado que o mé­todo Pilates ajuda na performance e no condicionamen­to dos atletas. Mui­tos praticantes de esportes já aliam a técnica às suas ati­vidades como uma forma de reestru­turar o corpo e me­lhorar a consciência dos movimentos. A prevenção de lesões é um dos grandes benefícios da prática para os atletas, pois há um desgaste muscular menor. Além dis­so, o método é muito eficiente na recupera­ção de traumas.

Raquel Dolce Fraga Grasson é professora de Pilates.
Contatos: tels. 11-99821-1098 e 4587-4978

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica