Saúde

Por que fazer acupuntura?

Comentário(s) 18 maio 2017

A acupuntura é um conjunto de práti­cas terapêuticas inspirado na medi­cina tradicional chinesa. Criada há mais de dois milênios, é um dos tratamen­tos médicos mais antigos do mundo. Con­siste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.

O método consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo visando dife­rentes efeitos terapêuticos. O principal obje­tivo da acupuntu­ra é promover um equilíbrio energé­tico de todo o or­ganismo, que re­sultará em bene­fícios globais pa­ra ele.

Do ponto de vista da medici­na oriental, aquilo que nós chamamos de doenças, seriam, na verdade, desequilíbrios energéticos, que se manifestariam por meio de sinais e sintomas como dores e altera­ções emocionais.

Nem apenas de agulhas vive a acupuntura: a estimulação de pontos de acupuntura pode ser feita também pelos dedos (acupressão), com pedras quentes, ventosaterapia, auricu­loterapia e muitas outras técnicas. O impor­tante é que os fluxos energéticos sejam reto­mados e a energia do corpo equilibrada.

A acupuntura busca a recuperação do or­ganismo como um todo pela indução de pro­cessos regenerativos, normalização das fun­ções alteradas, reforço do sistema imunoló­gico e controle da dor. Assim, trata por meio de mecanismos energéticos e fisiológicos. O mecanismo energético é o equilíbrio dos canais por onde a energia do corpo trans­corre. Já o fisiológico é a liberação de subs­tâncias analgésicas, anti-inflamatórias, re­laxante muscular e uma ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico.

Se você ainda não simpatizou com a ideia de ter agulhas es­petadas pelo cor­po, talvez reveja sua opinião de­pois de conhecer alguns dos bene­fícios da técnica chinesa. Confira:

- Trata dores de cabeça;

- Minimiza sintomas de depressão e an­siedade;

- Alternativa para tratar síndrome dos ová­rios policísticos;

- Previne e ameniza sintomas de aler­gias;

- Trata incontinência urinária;

- Alivia dores crônicas nas costas;

- Alivia sintomas da menopausa;

- Ajuda a parar de fumar;

- Alivia sintomas TPM.

Artigo da fisioterapeuta acupunturista Fernanda Ogihara (Crefito 3/ 68070-F). Tels. 11-4491-1105, 2434-0507

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica