Saúde

Por que temos mais fome no frio?

Comentário(s) 15 julho 2019

A nutróloga especialista em emagre­cimento Ana Luisa Vilela, da Clínica Slim Form, conta porque é tão co­mum comer mais no frio e sentir vontade da­quelas delícias mais calóricas durante o in­verno. E, afinal, por que isso acontece?

“O gasto energético nes­sa época do ano é maior, já que o organismo se esforça mais para manter a tempe­ratura corporal estável. Es­se aumento de apetite é uma resposta do corpo, que soli­cita mais energia, e a respos­ta disso é a ingestão de mais alimentos que, muitas vezes, são mais calóricos”, explica a nutróloga.

Mas se a vontade de co­mer vem à tona, com certe­za não é de alimentos crus e frios. Por isso, a ingestão de saladas, legu­mes e frutas diminui nessa época e dá espa­ço para as gorduras e açúcares. “Os exces­sos nas gorduras são resultado da necessi­dade do organismo de produzir serotonina: um neurotransmissor que promove a sen­sação de bem-estar, que é diminuído prin­cipalmente em pessoas que não se sentem confortáveis com as temperaturas mais bai­xas”, fala a médica.

Os descontos na comida, além de engorda­rem, podem ainda desenvolver doenças co­mo hipertensão e obesidade, além de contri­buir para o aumento dos níveis de colesterol e triglicéride – que elevam os riscos de problemas cardio­vasculares. Confira algumas dicas para os dias mais frios:

- Aumente o consumo de proteínas, que demoram mais para serem metabolizadas e liberadas, assim a sensação de saciedade aumenta;

- Evite os excessos de car­boidratos, pães, bolos e mas­sas brancas;

- Evite as sopas tipo creme;

- Abuse de chás que, além de esquentar o corpo, au­mentam a sensação de bem-estar e dimi­nuem a vontade de doces e açúcares;

- Prefira as frutas típicas dessa época, que ainda são ricas em vitamina C, como moran­gos, limão e maracujá;

- Ao consumir chocolate em barra ou em pó para as bebidas quentes, use a versão 70% cacau.

Edição 246

Julho 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica