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Por que treinar o Core?

Comentário(s) 27 março 2016

Muitas pessoas já conhecem o tal do Core – é aquela região do nosso corpo composta de 29 pares de músculos que suportam o complexo “lombo-pélvica-quadril. O que falta, agora, é incluí-lo no programa de treinos. Ter o Core fortalecido é essencial para um maior controle corporal, ter uma boa postura e para prevenir ou tratar lesões”, afirma Eduardo Silva, preparador físico do Espaço Ideal Fitness.

exercicioSegundo ele, treinar o Core não é só fazer exercícios abdominais. É também exercitar as partes anteriores, laterais e posteriores do corpo, sem falar na musculatura mais profunda que é responsável pela estabilidade e pode ser bem treinada com exercícios isométricos (estáticos), que devem ser praticados antes até dos exercícios em movimento que se direcionam mais aos músculos superficiais (estéticos).

As vantagens vão muito além de uma barriga e uma cintura definidas (o que já é um benefício e tanto), porque treinar o centro de força do corpo exige dos músculos abdominais, dorsais, glúteos e quadris. “Como é responsável pela sustentação do corpo e manutenção da postura durante os movimentos do dia a dia, ter um Core firme e forte facilita a sua vida em todas as atividades que você pratica, de nadar e pedalar até amarrar o tênis e pegar um copo na prateleira mais alta do armário, porque melhora também flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora”, explica Eduardo.

Quer saber como conseguir esses benefícios? O que não faltam são opções de exercícios para trabalhar o core e colocar o seu corpo na linha.Exercícios que utilizam o peso do corpo são muito eficazes para desenvolver a força do Core”, fiz o professor que lista alguns exercícios fáceis e simples para se fazer em casa:

- Pranchas frontais, laterais e pontes.

- Flexões e extensões de tronco: em pé ou deitado.

- Exercícios estruturais (agachamento, avanços, flexões de braços, remadas em estabilização, elevações de quadril etc)

- Exercícios rotacionais: deitado e em pé (cuidado com a coluna)

Edição 224

Setembro 2017

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