Tendência

Porcelanato: 3 dicas para a limpeza perfeita

Comentário(s) 14 janeiro 2019

porcelanato

O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico que tem dominado o mercado mundial e vem conquistando o mercado brasileiro devido a sua qualidade. “Por ser um piso que tem baixa absorção de água, alta resistência e uniformidade de coloração, é preciso ter cuidados especiais durante a limpeza para mantê-lo em perfeito estado”, afirma Leonardo Castelo, um dos fundadores da Ecoville,  rede de franquias brasileira de lojas de produtos de limpeza. Pensando nestas dificuldades, Castelo separou três dicas para limpar o porcelanato da forma correta e conservar o piso por mais tempo.

A limpeza diária

No dia a dia, o primeiro passo para limpeza de porcelanato é varrer o piso com uma vassoura de pelos ou de cerdas macias. Caso prefira, você também pode utilizar o aspirador de pó, mas opte por um que tenha escova no bico do aparelho, para evitar arranhar o piso. Depois, vale passar um pano macio embebido em uma solução de água e detergente ou um produto específico para este tipo de superfície. Por fim, finalize a faxina passando um pano seco com álcool sobre o porcelanato, para evitar a formação de manchas de água.

O que não usar

Embora seu esmalte seja altamente resistente, o porcelanato pode ser danificado quando há a aplicação de determinados produtos abrasivos ou substâncias químicas inadequadas. Assim, é bom evitar o uso de: sabão em pó, ceras, escovas, ácidos, palha de aço, água sanitária, soda cáustica, acetona e amoníaco. Para a limpeza do rejunte, é permitido utilizar saponáceo, mas apenas o líquido, uma vez que o granulado pode arranhar o piso.

Precauções a serem tomadas

Para não manchar ou riscar o porcelanato, algumas precauções podem ser tomadas, como, por exemplo, proteger os pés dos móveis com feltro e ter cuidado ao arrastar a mobília. Além disso, limpe imediatamente qualquer líquido que seja derramado sobre o piso e tire as marcas de calçados com uma borracha. Em caso de arranhões, esfregue-os com uma bola de tênis.

Edição 249

Outubro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica