Esportes

Pratique Pilates!

Comentário(s) 28 maio 2019

Que o pilates é uma das melhores op­ções de exercício físico você já sabe, e que ele tem diversos benefícios vo­cê já sabe também. No en­tanto, os benefícios não pa­ram onde você imagina!

O método, que surgiu no início do século passado, tem como principal objetivo unir o corpo e a mente. Foi a partir desse pensamento e de várias observações que seu idealizador, Joseph Pilates, criou a contrologia. Este processo não foi rápido e foram necessários vários anos de estudo e uma metodologia projetada a partir do pú­blico que estudava.

O método não é um conjunto de exercícios prontos e generalizados. Ele consiste em ob­servar o seu aluno e perceber quais são suas necessidades e, assim, adaptar os exercícios para alcançar o resultado necessário, sempre beneficiando ao máximo o seu cliente.

Todo professor deve analisar os sinais que o corpo do aluno está dando e, a partir de então, planejar e desenvolver um conjun­to de exercícios que propiciem a integração de mente, corpo e espírito. Essa integração é muito importante no pilates, pois só assim o indivíduo é capaz de ter o controle comple­to do próprio corpo.

Como Joseph afirmava, a contrologia tem como re­sultado o controle conscien­te de todos os movimentos musculares do corpo, assim aplicando todos os princí­pios do método que tem ba­ses em fundamentos anatô­micos, fisiológicos e cine­siológicos, que são: concentração, contro­le, precisão, centramento, respiração e mo­vimento fluido.

Além de trabalhar aspectos corporais, co­mo tonificação muscular, postura e condicio­namento físico, ele lida também com a parte mental de seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse.

É importante lembrar que todos os exer­cícios têm por objetivo fortalecer a muscu­latura estabilizadora profunda do abdômen, promover mobilidade para as articulações, e também reeducação do movimento, assim como uma melhor consciência corporal, me­lhora da postura e músculos saudáveis (alon­gados e tonificados).

Agende sua aula experimental e sinta os benefícios do método!

Por Raquel Dolce Fraga Grasson, professora de pilates.
Contato: (11) 99821-1098 e 4587-4978

Edição 250

Novembro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica