Estética

Proteja seus cabelos das baixas temperaturas e poluição

Comentário(s) 10 abril 2018

cabelo cuidados

Em breve o tempo frio vai chegar e é hora de se preparar para a baixa umidade do ar, manhãs frias, poluição, garoa durante o dia e noites geladas. E não é só a pele que sente os efeitos da temperatura mais baixa: o cabelo também sofre. “Nos dias de frio, os cabelos também estão expostos a agressões que podem danificá-los, ressecá-los e deixá-los sem brilho e sem vida. São ventos mais fortes, baixa umidade e poluição. Portanto, caso os cuidados necessários sejam adotados imediatamente, com toda certeza os cabelos estarão lindos e sedosos, preparados para o próximo verão”, comenta Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos (www.biotecdermo.com.br).

Segundo a farmacêutica, os componentes naturais são os mais indicados durante as baixas temperaturas, pois eles auxiliam no aumento da circulação, oxigenação e hidratação do couro cabeludo como, por exemplo, as proteínas, que formam um filme, evitando, desta forma, a perda de água e a desidratação. “Elas podem ser extraídas do trigo, arroz, seda, soja e outros cereais, e estão disponíveis no mercado cosmético na forma de um complexo chamado Bioex Cereais, dentre outras eficazes opções que já existem no mercado brasileiro”, afirma a especialista. Ela destaca abaixo os melhores ativos:

*Hydra.Sil® - referência em hidratação capilar, o ativo conta com silício orgânico ligado à molécula do pantenol, e é utilizado em produtos pré e pós-processos físicos e químicos, pois aumenta a hidratação interna dos fios. “Ele protege os aminoácidos vitais que formam a queratina natural do fio. Também tem alto potencial nutritivo, fornecendo nutrientes essenciais para melhorar a força e a resistência dos fios”, afirma Mika. Pode ser formulado em cremes, emulsões, máscaras, condicionadores capilares e xampus.

*Amisol® TRIO - produto 100% biodegradável e natural, confere uma série de benefícios funcionais e possui ecocertificado. “Ele reduz os danos na fibra capilar; restaura a elasticidade natural dos fios; possui propriedade dermocalmante para o couro cabeludo, atua como repositor de liponutrientes e age como antifrizz”, explica Mika. O ativo pode ser formulado em cremes, emulsões, máscaras, condicionadores capilares, xampus e sabonetes.

*ReparAge – é um sistema composto por uma matriz amino-estrutural responsável pelo exclusivo efeito pro.filler (aumento do diâmetro do fio envelhecido e reparação dos danos internos). Resulta em cabelos fortes, blindados e renovados. “Outro ponto de destaque é que ReparAge proporciona maior proteção a agentes externos, fixando o ativo de forma efetiva e fazendo com que não sejam removidos durante o enxágue”, diz Mika. O produto pode estar presente em xampus, condicionadores, máscaras, ampolas intensivas, tratamentos sem enxágue e finalizadores.

*Bioex Cereais – é um complexo de proteínas de origem vegetal, rico em polissacarídeos de alto e baixo peso. “Possui efeito restaurador e protetor, conferindo maciez, brilho, condicionamento e textura agradável aos cabelos”, enfatiza. Encontrado em xampus, condicionadores e máscaras.

*Tamariliz – é um polissacarídeo do tamarindus exclusivamente desenvolvido para tratar os cabelos, da raiz até as pontas, protege os cabelos das agressões externas, melhora a hidratação dos fios e aumenta a coesão do fio que ajudam a conferir força e brilho intenso aos cabelos. Encontrado em xampus, condicionadores, ampolas, tônicos e máscaras de tratamento.

*Defenscalp – é um ativo patenteado, desenvolvido para regular naturalmente a proliferação da Malassezia (fungos encontrados naturalmente na superfície do couro cabeludo). O Defenscalp elimina a caspa, reduz a oleosidade capilar preservando o microbiota do couro cabeludo. Pode ser usado em xampus e tônicos.

*LipoNutrium Hair – complexo de óleos vegetais que possui alto poder de penetração na fibra, elevada afinidade e interação com as estruturas capilares lipídicas internas e externas, garantindo cuidado multinível dos fios danificados e ressecados. Manipulado em condicionadores, máscaras, ampolas de hidratação e óleos reparadores.

Outros cuidados – Nesse período, certamente, muitas pessoas tomam banhos mais quentes e demorados, além de usar com mais frequência gorros e boné. Não é recomendável. A especialista alerta que pode haver ressecamento e queda dos fios. Para reforçar o couro cabeludo, ela indica cápsulas de Exsynutriment, FC Oral e Glycoxil, para ajudar contra a queda, promover ação antioxidante e ajudar na ancoragem dos fios. Ela orienta mais alguns cuidados:

- Usar condicionador (apenas) nas pontas diariamente;

- Depois de lavar os cabelos, deixe a água fria correr sobre ele, para que ele fique mais hidratado e com um brilho extra;

- Limite o uso de itens “quentes” em seu cabelo como secadores muito quentes, pranchas alisadoras e babyliss. Mas se for usá-los, aplique um leave in antes;

- Evite tomar banho quente ou lavar o cabelo com água quente. Procure usar água morna ou fria em vez disso. O calor pode danificar o cabelo e o couro cabeludo.

Edição 230

Março 2018

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica