Saúde

Psicoterapia: grande aliada para quem busca a melhora de aspectos emocionais

Comentário(s) 09 outubro 2019

Anna Raffaella

Anna Raffaella

Segundo pes­quisas realiza­das pela Orga­nização Mundial da Saúde (OMS), 23,9% dos brasileiros apre­sentam algum trans­torno de ansiedade e 5,8% são acometidos pela depressão. Estes dados apontam a im­portância do cuidado à saúde mental e des­pertam uma reflexão acerca dos gatilhos res­ponsáveis pelo nosso mal-estar de modo ge­ral, que pode ser combatido e compreendi­do por meio da psicoterapia.

A psicoterapia é um tratamento colaborati­vo, onde paciente e psicólogo trabalham jun­tos para resolver as questões

Ana Lucia

Ana Lucia

desejadas. Por intermédio da fala, o paciente poderá expres­sar todos seus pensamentos e sentimentos. O ambiente da terapia é acolhedor e a pos­tura do psicólogo deve ser objetiva, neutra e sem julgamentos.

Recomendada sempre que uma pessoa não está conseguindo lidar com seus problemas diários, a psicoterapia ajuda nas questões re­lacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, família, trabalho, separação e morte de um ente querido, entre outros. Também pode ser buscada por pessoas que queiram se conhecer melhor. É indicada pa­ra todas as idades – crianças, adolescentes, adultos e idosos – e não deve ser vista como uma prática utilizada apenas por quem apre­senta distúrbios emocionais.

Algumas pessoas podem lidar melhor com seus dilemas, e outras não, e isto não significa fraque­za. Todos nós nasce­mos com uma identi­dade singular, limita­ções e qualidades es­pecíficas. Muitas vezes, não conseguimos li­dar com nossas emoções e afetamos diver­sas áreas de nosso cotidiano.

Benefícios que a psicoterapia pode ofere­cer: amenizar ou acabar com doenças psicos­somáticas, melhor entendimento sobre suas emoções e comportamentos, maior autono­mia e resolução de conflitos, maior facilidade em lidar com suas dificuldades, compreensão das relações, segurança nas decisões, aumen­to da autoestima e autoconfiança, superação de traumas e abusos, ressignificação de cren­ças, autoconhecimento e empoderamento.

Além de oferecer auxílio em momentos de aflição, a psicoterapia permite um maior en­tendimento frente às questões da vida e po­de potencializar a felicidade e satisfação de todos. Ter o acompanhamento de um psicó­logo no dia a dia pode trazer transformações significativas em sua existência.

Anna Raffaella O. Magnoli (CRP 06-132915, contatos: WhatsApp: 11- 97029-6578, raffaellaoliveira@yahoo.com.br, rede social: @psi.raffaellaoliveira) e Ana Lúcia Santos (CRP06-147234, contato: whatsApp: 11- 99379-0135) são psicólogas clínicas

 

 

Edição 248

Setembro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica